TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola De Poder

Dissertações: Escola De Poder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

FICHAMENTO

<http://www.administradores.com.br/artigos/a_escola_de_poder_uma_questao_de_autoridade_legitimidade_e_estrategia/35006/>. Acesso em: 12 fev. 2010.

“Inicialmente, o homem, abandonando o seu isolamento inicial, passou a viver em bandos e a conviver assim, uns com os outros, dando inicio as sociedades, caracterizadas por constantes lutas internas contra grupos vizinhos e contra até, pasmem, a própria natureza, com a finalidade de obter seus alimentos, seus iniciais proventos”. Pag. 1.

Ainda nos dias atuais, de acordo com suas necessidades o homem vem mantendo a ordem social, tornando-se assim cada vez mais sociável, mais organizado, e muitos com um instinto de liderança, capazes de conduzir os demais na luta diária pela sobrevivência.

“A atuação da escola de poder é baseada em dois aspectos bem estreitos, poder e política e que ganham maior ênfase na caracterização da formação estratégica como um processo de influência”. Pag. 2

Para a escola do poder a estratégia é um aspecto relevante na formulação e no funcionamento estratégico das organizações, apresentando movimentos a partir dos centros de movimento das organizações, as estratégias tomam formas diferentes ao longo do tempo focalizando não só os resultados, mas, também o aprendizado.

“O domínio tradicional tem por base a crença na santidade das tradições em vigor e na legitimidade dos que são chamados ao poder em virtude do costume”. Pag. 3

Numa organização nem sempre o líder consegue praticar suas idéias, muitas vezes por parte dos funcionários, outras por falta de carisma, ou por estratégias ruins, muitas estratégias dependem de organização durante o processo de implementação.

“O controle faz parte das funções e do processo das organizações. Poder e controle podem considerados como face de duas moedas. Quem exerce controle tem poder. Quem exerce poder tem controle”. Pag. 3

O controle e o poder estão diretamente relacionados, ao longo do processo de elaboração e prática das estratégias, é imprescindível controlar cada etapa do processo para que o resultado seja o desejado.

“A ,manipulação é um exercício através dos quais indivíduos e grupos sobrevaloriza em seu proveito um recurso manipulando as regras que determinam o mecanismo social do seu aceso”. Pag. 3

Em uma organização isto significa, ter domínio sobre os demais funcionários, fazendo com que todos colaborem para que um objetivo seja alcançado

“O Objetivo da burocracia é gerir o poder. Esta gestão, por sua vez, pode ser mais racional, quando mediada pelo tipo de administração burocrática pura,(administração birocrático-monocrático), que ressalta os aspectos da precisão, disciplina, continuidade, calculabilidade, aperfeiçoamento técnico enfim, de eficácia)”.

É evidente que em todo grupo dentro de qualquer coletividade, baseado em regras e hierarquias, encontram-se indivíduos dominadores e dominados. A dominação muitas vezes ocorre por várias formas de interesses. E há indivíduos que estão prontos a obedecer a ordens de determinados conteúdos. A dominação não é algo pré-determinado, pois não há como afirmar que quem predomina hoje não será dominado amanha.

“No mundo corporativo atual cada vez mais, a habilidade de saber negociar coloca-se como um elemento fundamental nos relacionamentos e na gestão das empresas”. Pag. 5

No mundo atual onde a palavra Poder está em quase tudo que fazemos, há uma necessidade muito grande de saber negociar bem, por que nós mesmos somos nossos maiores obstáculos.

RESENHA

<http://www.administradores.com.br/artigos/a_escola_de_poder_uma_questao_de_autoridade_legitimidade_e_estrategia/35006/>. Acesso em: 12 fev. 2010.

Luiz Gustavo Negro Vaz (UFAM)

“Possui graduação em Logística Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Finalista do curso de Administração de empresas pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Manaus. Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas UFAM. Atualmente é Assistente em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia - lotado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, Administração Pública e Auditoria.”

Desde o inicio, o homem tem a necessidade de se defender para garantir sua sobrevivência, e na eminência de descobrir sua origem. Vivendo só no início e logo em seguida em grupos, ocorrendo assim lutas na busca por alimentos, dando origem aos chefes que viriam a serem aqueles capacitados a liderar o grupo em batalhas. Desde então a criação de uma sociedade tem como base o poder, autoridade. Legitimidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com