TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esp. Gestão de Negócios em Serviços

Por:   •  20/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Wellington Benedito dos Reis                                     Matricula: 92122582

Modalidade: Esp. Gestão de Negócios em Serviços                     Disciplina: Finanças Corporativas

Professor: Alcides Barrichello

Tarefa: Então, pronto para falarmos de VP, VPL e TIR?

Embora a intuição e a experiência sejam importantes na tomada de decisões, as ferramentas de avaliação de investimento são essenciais para uma escolha responsável e positiva para a empresa. Quando a empresa decide seguir em um projeto ou investimento, é necessário, primeiramente, entender todo o processo operacional do empreendimento em questão, compreendendo claramente suas receitas e também os seus potenciais gastos futuros.  

         O VPL é mais indicado quando você quer saber se um projeto ou investimento é viável mesmo, além de estimar qual seria o retorno absoluto que você teria acima de uma eventual alternativa livre de risco futuros (TMA).

Já a TIR, vai te dizer muito mais qual o retorno em taxa % que você teria com um investimento, de forma que você poderia comparar diretamente com a taxa de retorno de outras alternativas.

 

Com VPL positivo o valor investido retornará com ganho. Se o VPL for zero não foi possível obter lucro ou perda. Já o VPL negativo sinaliza bandeira vermelha e o investimento não terá um bom resgate ao final.

Ambos os indicadores dizem coisas parecidas (se um projeto ou investimento é viável e qual é a melhor alternativa), mas de formas e olhares diferentes.

Referências:

Entenda TUDO sobre ANÁLISE DE INVESTIMENTOS - TIR E VPL. Fonte: Youtube https://www.youtube.com/watch?v=pN75CuLnXR8

Taxa Interna de Retorno: como a TIR é aplicada na análise de viabilidade de investimento em um projeto? Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/taxa-interna-de-retorno-tir/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com