TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço Escolar

Monografias: Espaço Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

Espaço Escolar

O papel do pedagogo nos últimos dias, tem sido de extrema importância nas escolas. Pois o pedagogo se tornou a base/estrutura para o andamento de um melhor aprendizado.

Sabemos que existem muitas dificuldades para que o professor possa passar adiante seus conhecimentos e também são muitas as dificuldades que o aluno têm para aprender. Neste momento entra o pedagogo com o seu suporte. Ele solicita que o professor, ao desenvolver seu planejamento diário articulasse aspectos como procedimentos e recursos didáticos para um contexto educacional que respeitasse o ritmo, a cultura e as especificidades de cada aluno. É importante que o professor organize seu planejamento de maneira que não passem despercebidos, pelas situações de ensino, conceitos que podem parecer “simples”, mas que na verdade são pré-requisitos para o que se pensa ser o “mais importante”.

Os professores e os pedagogos também tem uma difícil tarefa: Lidar com a discriminação em sala de aula. Cabe ao regente da classe (o professor), trabalhar com seus alunos sobre este assunto e cabe ao pedagogo auxiliar o professor nesta difícil tarefa. O maior tipo de descriminação se faz pala maneira de falar, pois em uma sala há alunos tímidos, de sotaques diferentes, gagos. Então há a necessidade de socializar os alunos e fazer com que eles tenham a consciência que somos todos iguais, mas que temos características diferentes e que devemos respeitar uns aos outros. É necessário também que o responsável pelo aluno tenha consciência das dificuldades que o professor e o aluno têm em sala de aula, pois desta maneira ele poderá auxiliar também no desenvolvimento.

Além disso, os alunos com necessidades especiais necessitam de uma atenção especial e devem ser bem recebidos no espaço escolar e devem ser respeitados pelos demais alunos, para que o ambiente venha fluir com tranquilidades e todos venham obter o resultado desejado. Assim sabendo que o pedagogo é um orientado especializado para manter a motivação do corpo docente, é um idealista, definindo claramente que caminhos tomar, que papéis se propõem a desempenhar, buscando constantemente ser transformador, trabalhando em parceria, integrando a escola e a comunidade na qual se insere. Ou seja, o pedagogo deve estar apto para resolver problemas como o recebimento de alunos com dificuldades não serem bem visto na escola.

Infelizmente existem vários alunos que não conseguem aprender da mesma maneira que os demais alunos. Então se torna necessário outras atividades que auxiliem neste aprendizado. Os pais ou responsáveis se tornam ferramentas importantes para alunos com dificuldades de aprendizado.

Ou seja, todos fazem parte desta construção. De maneira direta ou indiretamente nos influenciamos o aprendizado. Se todos nos unirmos (alunos, professores, pais, pedagogos, diretores, a comunidade, enfim todos), todos iremos ganhar com isso.

“Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

(Cora Coralina).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com