TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaços Do Pedagogo

Exames: Espaços Do Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  3.270 Palavras (14 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO 03

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: GESTÃO 04

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO 04

2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE 04

2.3 PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO 05

2.4 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO................. 06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................... 11

MOSTRA DE ESTÁGIO

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações do Estágio Curricular Obrigatório-Gestão, realizado na Escola Estadual Profº Aloisio Ernandes Brandão, estive ao lado de coordenadores, diretores, onde acompanhei a rotina de cada um deles, suas funções, apoio aos professores, ao alunos em sala de aula, cos conteudos à serem abordados aos educandos seguindo a grade curricular de ensino de forma que auxiliem os alunos em sua aprendizagem dentro do social. A coordenação pedágogica observa, analisa, orienta, busca meios e formas de facilitar o trabalho do professor em sala no desenvolvimento dos alunos, mediando assim alunos, professores, instituição de ensino.

Com o estágio, pude conhecer as ações realizadas pelo pedagogo no contexto da gestão, docência e pesquisa em espaços educativos. Agestão escolar requer planejamneto da instituição, refletindo sempre sobre a dinâmica do trabalho a ser desenvolvido, na tomada de decisões da Organização e funcionamento da instituição num todo. A instituição observada é muito bem organizada, as tarefas bem dividas de forma que todos trabalhem no mesmo sentido, trabalham em grupo.

O estágio curricular obrigátorio em gestão nos leva a refletir sobre a nossa formação, em nossas ações futuras, que dependem de nossa formação acadêmica. Nossa prática educativa tem que ser bem fundamentada em questões relevantes para formação critica e construtiva de outros seres humanos.

2 DESENVOLVIMENTO: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - GESTÃO

2.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Durante o período de estágio supervisionado, pude observar o comprometimento dos professores, competentes e atentos aos desejos dos alunos, predispostos a refletir e pesquisar sobre sua prática. A rotina da instituição, as atribuições de professores e funcionários administrativos que desempenham com competência e ética suas funções, referentes à documentação, matrículas, transferências, históricos escolares e atendimento ao público e demais atribuições.

A equipe é bastante competente e equilibrada aplicando material pedagógico de ótima qualidade em melhorias da escola. Também pude observar o PPP da escola, observar a realidade da escola, o regulamento e o regimento da instituição, assim, junto com a coordenação aplicamos um projeto no espaço educativo, onde foram especificadas as necessidades e interesses dos alunos a importância de unir a teoria e a prática. Esta experiência proporcionada pelo estágio amplia o significado da constituição de um profissional da área da educação, complementa a formação acadêmica e confere subsídios para uma atuação efetivamente democrática e transformadora. Diante de todo o contexto que permeia a nossa atuação profissional, esta vivência na escola mostrou-me a importância da formação continuada e do constante aprimoramento dos conhecimentos da área, das necessidades sociais, da investigação da própria prática.

2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE

Através da Observação do PPP a escola busca comprometimento da formação do ser humano nos campos intelectual, espiritual e físico. A escola ,ão pode ser mais uma instituição isolada em si mesma, separada da realidade circundante, masintegrada numa cominidade que interage coma vida social ais ampla. O PPP está de acordo com as normas da LDB, seguindo assim as suas diretrizes e bases para a educação, garantindo assim, a todas os educandos o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem carater de obrigatóriedade sendo adpatado a realidade e peculidariedades locais.

O PPP é um documento muito importante, pois norteia todo o trabalho da escola e leva em consideração a realidade da demanda em quantidade. OProjeto Politico Pedagogico consiste hoje numa necessidade escolar, pois ele é um documento elaborado com base na realidade, vivenciando no cotidiano e que percorre caminhos conflituosos complexos e desafiadores sempre em busca de superação necessidades e de tornar concretas ações que um dia foi apenas utopia. O Projeto Político Pedagógico requer reflexões sobre os diversos Objetivos da escola, como também a clareza em seu desenvolvimento social, formas e caminhos a serem percorridos por todos os envolvidos com o processo educativo.

Na concepção de educação, segundo a Proposta Pedagógica ela existe no imaginário das pessoas e na ideologia dos grupos sociais e ali, sempre se espera, de dentro, ou se espera para fora, que a sua missão é transformar sujeiros e mundos em alguma coisa melhor, de acordo com as imagens que se tem de uns e outros. Na prática, a mesma educação que ensina pode desducar, e pode correr o risco de fazer o contrário de que pensar que faz, ou do que fazer.

A gestão que nessa escola implantou é a democrática, dialógica e participativa, por issso a relação entre o pedagogico e administrativo no processo de gestão são de forma amigável, resolvendo todos os problemas através do diálogo em reuniões entre comunidade e sociedade chegando assim a uma solução harmoniosa para todos, visto que na gestão democrático a instituição tem total autonomia para tomar decisões junto com toda a comunidade escolar.

A escola Estadual Professor Aloisio Ernande Brandão, fundada em 09 de abril de 1992 sob decreto da lei 35344/92, sediada na Rua Professor Aloisio Ernande Brandão no bairro Baraúna. A referida escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com