TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especialização e arbitragem e medição

Relatório de pesquisa: Especialização e arbitragem e medição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 2

Pericia e arbitragem e medição

A pericia contábil é um dos meios legais de prova admitidos no Direito brasileiro. O produto final da pericia contábil materializa na apresentação do laudo pericial pelo perito contador ao Juizo anexando ao processo judicial.Esse laudo torna se uma peça tecnológica com extrema importância que contendo o parecer de peritos contadores ,sobre questões que lhe são formuladas e que e necessitam de um pronunciamento baseados em fatos concretos. Não obstante haver normas profissionais disciplinando a pericia contábil, e a orientação doutrinaria nas obras sobre a pericia ,para elaboração de laudos periciais , o que se pretende é verificar empiricamente se tais normas e orientações estão sendo aplicadas no planejamento , execução e apresentação do trabalho pericial contábeis apresentados em uma esfera juduciaria da justiça federal na cidade de São Paulo obedecem essas regras.

“Entende-se por perícia o trabalho de notória especialização feito com o objetivo de

obter prova ou opinião para orientar uma autoridade foral no julgamento de um fato, oudesfazer conflito em interesses de pessoas” (MAGALHÃES, 2001, p. 12).

O CFC elaborou e divulgou sua definição sobre a pericia , expressa por meio da resolução:

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos ecientíficos destinado a levar à instância decisória elementos de prova necessários asubsidiar a justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil e / ou parecerpericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e alegislação específica no que for pertinente.

O laudo Pericial requer requisitos mínimos como : Rigor Tecnológico , Concisão , Argumentação Exatidão e clareza.O exercício da atividade contabil requer um conjunto de conhecimentos por parte do contador que executará . è esse carbedal que deverá permitir que o perito seja eficaz em suas ações como auxiliar a Justiça , pois ela que fornecerá ao magistrado os elementos técnicos contábeis necessários para solução de determinada demanda o meio pelo qual o perito faz chegar as mão do juis tais elementos fáticos é o laudo pericial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com