TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esporte

Pesquisas Acadêmicas: Esporte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

As pessoas não têm um conceito claro de si mesmas, não são um texto encerrado e definitivo e, nem por isso, perdem a crença em suas vidas. E nem por isso os conteúdos de suas definições são arbitrários ou inválidos por não apresentarem uma clareza instantânea.

Não bastasse todo o aspecto já mencionado, ainda se acrescenta outro grau de dificuldade, o de fazer todo esse empreendimento sob uma perspectiva cristã. Significa que toda pesquisa, fundamentação, argumentação e conclusão precisam respeitar os pressupostos cristãos, é reconhecer que para além de toda análise que se possa adquirir por meio da ciência é indispensável conscientizar-se que existe um ponto que somente o Evangelho pode discernir no homem.

Estudar o homem dessa perspectiva é fundamental para uma compreensão adequada do próprio homem com tal e do mundo a sua volta.

BIOLÓGICA

Ao referir-se a dimensão biológica, refere-se, naturalmente, a tudo que se relaciona ao corpo da pessoa. Sem dúvida, é por meio do corpo que o ser humano faz contato com os outros seres, com o mundo e com Deus, seu Criador.

Dentro de uma perspectiva cristã, temos na afirmação da antropologia que Deus é aquele que formou o corpo do ser humano , com isso podemos afirma que Deus conhece profundamente sua criação.

Davi ao relatar esse conhecimento diz: pois ele conhece a nossa estrutura e se lembra que somos pó, dessa forma se concluí que o homem não é apenas uma produção biológica espontânea, mas que sua constituição foi estabelecida pelo Criador.

É por meio do corpo que o homem constrói o mundo, adquire conhecimento, transforma a realidade e consegue dar sentido a sua existência. Atualmente há uma supervalorização da dimensão corporal em detrimento das demais, onde a pessoa vale somente pela sua aparência.

DIMENSÃO PSÍQUICA

A dimensão psíquica a nossa alma é, remetendo o nosso interior, o nosso conceito de essência. A alma da pessoa é sua essência.

A essência é o que nos torna únicos, não existe outro igual. Um exemplo disso são os perfumes. Sabemos que em todos eles há elementos químicos, porém o que diferencia um do outro é a essência, é o que torna único.

Para conhecer seu interior, é preciso que entre em contato consigo mesma através da reflexão e da meditação.

Quem consegue amar-se na essência, ama o outro, o mundo, a natureza e o Criador.

O Cristianismo valoriza o corpo, pois a não valorização do corpo se torna o não reconhecimento de quem o fez, a implicação desse dito no aspecto social é que o homem deve buscar cuidar do corpo como gratidão ao Criador, e quando se possui tal cuidado temos todos os benefícios apropriados como: higiene pessoal, trajes adequados e saúde, o que torna a vida do homem melhor lhe trazendo longevidade.

DIMENSÃO SOCIAL

A sociedade é sem dúvida alguma filha do capitalismo, e como tal prioriza o bem, o consumo, e principalmente o capital. Com isto, seu olhar é sempre de desconfiança para o cristianismo, como se o tal mantivesse um discurso completamente desvinculado do mundo, da realidade e necessidade do trabalho.

O meio influencia os que vivem nesse ambiente, levando-os a adquirir os modos da família, do bairro onde vive da cidade etc. A pessoa vive em sociedade. O homem é um ser que nasce,cresce, reproduz, envelhece e morre.

DIMENSÃO ESPIRITUAL

O espírito envolve o ser humano no seu todo. O homem, e só ele, é capaz de conhecer seu passado e entendê-lo, de perceber-se no presente e projetar seu futuro. Entretanto, é preciso entrar em contato com algo que está implícito no homem: o espírito.

Ele está em busca da plena realização porque participa dessa esfera

espiritual que coloca em contato com o infinito.A morte não faz parte do plano original para o homem, Deus ao criar o homem deseja que o mesmo permaneça no jardim eternamente desfrutando de sua presença.

1.2 ANTROPOLOGIA

Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. Tem sua origem grega anthropos quer dizer homem, ser humano e logos quer dizer conhecimento.

Conhecida desde a Antiguidade Clássica através do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com