TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes De Aventura

Exames: Esportes De Aventura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  5.880 Palavras (24 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 24

Esportes de Aventura na Escola – Uma Aplicação Prática - Pedagógica Consciente

Por Alexandre Machado

Quando observamos a cultura da EDUCAÇÃO física no Brasil verificamos grandes transformações e evoluções. A EDUCAÇÃO física Escolar é o componente curricular que vai tratar pedagogicamente da cultura corporal do movimento na escola, hoje a legislação há define como componente curricular obrigatório, passando a ser disciplina escolar e não mais como uma mera atividade dentro do currículo escolar. Vale lembrar que sua integração a proposta pedagógica da escola, deve ser ajustada as faixas etárias e as condições da população escolar, mas infelizmente sendo facultativa nos cursos noturnos.

“Atualmente entende-se que a Educação física, como disciplina escolar, deve tratar da cultura corporal, em sentido amplo: sua finalidade é introduzir e integrar o aluno a essa esfera, formando o cidadão que vai produzir reproduzir e também transformar essa cultura. Para tanto, o aluno deverá deter o instrumental necessário para usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em beneficio do exercício critico e da cidadania e da melhoria da qualidade de vida”. (BRASIL, 1998)

Com objetivo de desenvolver atividades diferenciadas dentro do contexto escolar, em nosso caso, a implantação dos esportes de aventura na escola, nossa responsabilidade aumenta significativamente, antes de tudo por sermos educadores. A didática a ser aplicada e as formas as quais utilizaremos em nossa jornada, não deverão fugir dos objetivos curriculares impostos pela legislação vigente, tanto LDB como os PCNs específicos de cada período. Para tanto apresentarei uma pequena revisão a cerca dos conteúdos que devem ser observados e trabalhados na Composição das Aulas de Aventura em Educação Física.

“A criança e o jovem adolescente só sabem viver os momentos que refletem sua realidade. Conhecer tal realidade, cabe ao adulto”. O problema é partir do ponto de vista destes, e não impor-lhe o referencial do adulto. Wallon, 2006.

Revendo Conteúdos em Educação Física

Trazendo a discussão de Zabala (1998) sobre os conteúdos, deparamo-nos com uma definição bastante ampla que inclui o que era inicialmente chamado de currículo oculto, ou as vozes silenciadas na escola, é tudo aquilo que se fala e se aprende fora da escola, mas que não esta nos currículos, necessariamente de forma explícita nos programas de ensino. Para ser mais específico, tomaremos as idéias de Darido (2005) quando ela afirma que:

[...] quando nos referimos a conteúdos, estamos englobando conceitos, idéias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognoscitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes (DARIDO, 2005).

Não cabe as escolas determinar seus próprios conteúdos, mas ao contrario, é a sociedade que conclama a estimular as habilidades e competências tidas como úteis para o jogo social, na participação de grupos de sociabilidade extra-escolares, os jovens ampliam suas possibilidades de atuar como protagonistas de suas ações e se constituírem sujeitos sociais e autônomos “construção da identidade muitas vezes coletiva”.

“[...] é muito mais rica a tentativa de sistematizar aquilo que as comunidades praticam do que impor pacotes de atividade institucionalizadas, universais...” abrir possibilidades e não nos restringirmos a uma indicação nacional [...] “Reflexão coletiva para a escolha de conteúdos visando a formação de pessoas”. (orientação curricular para ensino médio – linguagem, códigos e suas tecnologias – volume I – 2006.

Inicialmente classificaremos esse conteúdo em três dimensões: Conceitual, Procedimental e Atitudinal. Embora, na prática essas dimensões não possam estar separadas, é possível dar ênfase em uma ou outra. Essas dimensões podem ser definidas de forma bem simples respondendo às seguintes questões:

• O que se deve Saber? (Conceitual)

• O que se deve Saber Fazer? (Procedimental)

• Como se deve Ser? (Atitudinal)

Quando nos referimos ao Saber, fala-se do plano de fatos e conceitos, no âmbito do Saber Fazer, refere-se aos procedimentos necessários para executar tarefas nas quais é necessário mobilizar diferentes conhecimentos e ao falar do Saber Ser, é a atitude que o sujeito pode desenvolver para se relacionar com o conhecimento com os pares e com a sociedade.

Vejamos como ficariam quando aplicamos ao Esporte de Aventura/Meio Ambiente

Na dimensão Conceitual – O que se deve Saber sobre esportes de Aventura e Meio Ambiente? Nesse momento cabem as discussões sobre esportes, esportes de aventura, conceitos e classificações; os esportes como fenômeno em nossa sociedade e suas relações com o meio; o conhecimento sobre as transformações ocorridas ao longo dos anos e o porquê dessa nova busca a natureza; o entendimento do conceito de meio ambiente de forma ampla, incluindo nela as relações sociais, econômicas, políticas e culturais do homem; noções de preservação, do por que preservar, das causas e efeitos da degradação da natureza; as relações do homem com a natureza e, mais especificamente, as relações do homem com o meio ambiente na prática do esporte junto à natureza; levando em consideração a faixa etária e o contexto sociocultural dos alunos.

Na dimensão Procedimental - O que se deve Saber Fazer em Relação ao Esporte de Aventura e o Meio Ambiente? Levar a escola a pratica de alguns esportes de aventura, escolher os esportes a serem desenvolvidos, podendo variar tanto com a faixa etária dos alunos, como também com a condição material e social da escola, quais os cuidados dessa pratica em relação ao meio ambiente, como a comunidade local gera sustentabilidade através desses Esportes.

Na dimensão Atitudinal – O que se deve Ser? Aqui se enquadra a preocupação de estar construindo com os alunos uma consciência ecológica, construindo um espaço de mudança de valores e comportamentos, percebendo as relações que o homem estabelece com pares e com a natureza, desenvolvendo uma consciência critica frente a essas relações. É importante a construção de uma ação crítica dos alunos nas relações que estabelecem com a natureza, apropriando-se de valores ambientais na prática do esporte junto à natureza, tomando cuidado para que essas práticas não estejam agredindo o meio no qual elas são realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com