TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Escolar anos Iniciais

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.984 Palavras (16 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

Orisdãnia Barbosa de Sousa Costa

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

Morrinhos

2015

Oisdãnia Barbosa de Sousa Costa

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Erica Jamal da Silva

Tutor de sala: Cristina Martins Pereira da Silva

Morrinhos

2015

 

 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        05

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        05

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        07

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução        10

4.2 Dados Gerais do Projeto        10

4.3 Referencial Teórico        11

4.4 Planos de Aula da Intervenção        12

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        17

MOSTRA DE ESTÁGIO        18

REFERÊNCIAS...        18

  •  INTRODUÇÃO

     O projeto de intervenção: “Animais e Seus Sons” foi aplicado no CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL INTEGRAL/CONSELHO ESCOLAR MONTEIRO LOBATO, FUTURO” e teve como por finalidade possibilitar o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico da criança. Foi trabalhado a socialização e interação, a partir do estudo realizado sobre o uso dos jogos e músicas na Educação Infantil.

Consideramos que as atividades lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente. O brinquedo e o jogo são produtos de cultura e seus usos permitem a inserção da criança na sociedade.

Os objetivos do Estágio no contexto da Educação Infantil devem:

- possibilitar ao aluno o contato com a realidade,

- a articulação entre os conhecimentos construídos e apropriados durante o curso com a realidade profissional,

- vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional.

- deve ser considerado um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno,

- deve ser considerado espaço para que a relação entre a teoria e a prática se concretize, e a construção e a apropriação de novas aprendizagens se façam presentes.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O Estágio SEDUCAÇÃO INFANTIL INTEGRAL/CONSELHO ESCOLAR MONTEIRO LOBATO, entidade mantenedora prefeitura de Vicentinopolis, localizado na cidade de Vicentinopolis, estado de Goiás, sendo uma escola pública.

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O estágio supervisionado é um momento muito importante na vida dos discentes, pois é nessa fase que encontramos a possibilidade de colocar em prática os fundamentos teóricos que são ensinados na academia, correlacionando-os ao cotidiano escolar. Portanto, o estagiário entra em contato com o mundo escolar, observando, registrando e coletando informações que irão auxiliá-lo a diagnosticar o problema central que será trabalhado no seu projeto de intervenção supervisionado foi realizado no CENTRO MUNICIPAL DE

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola foi criada pelo decreto nº 510, de 18 de Maio de 2009, com o nome de C.M.E.I.I. “CONSELHO ESCOLAR MONTEIRO LOBATO” tendo sua instalação ocorrida em 18/02 do mesmo ano. Pela data de sua criação se dar em época de férias escolares.

A partir de 02/01/2009, por determinação legal, todas as escolas da Rede Municipal tiveram que executar mudanças na denominação, passando a denominar-se C.M.E.I. Integral “CONSELHO ESCOLAR MONTEIRO LOBATO”.

A escola possui alunos com média de 04 a 05 anos de idade, 247 matriculas, sendo 213 frequência e 25 transferidos e desistente 09.

O perfil socioeconômico é bem diversificado, mas a maior parte dos alunos encontra-se situada na renda mínima. 70% dependem de programas da bolsa escola e ajuda na aquisição de matérias escolares subsidiados.

Apesar de não ter espaço e nem estrutura física adequada para crianças com necessidades especiais, dentro das possibilidades atender nossos alunos da melhor forma. Porém já está em andamento um projeto no qual foi reivindicado, uma nova escola para a educação Infantil atendendo assim todas as necessidades tanto do educador quanto do educando, conforme rege o Decreto nº 6.571/2008 a resolução CNE/CEB nº 4/2009, no art. 1º, o qual estabelece que os sistemas de ensino devem matricular os alunos públicos alvo da educação especial nas classes comuns do ensino regular e no atendimento educacional especializado ofertado em salas de recursos multifuncionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com