TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio, anos iniciais do ensino fundamental

Por:   •  11/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  7.855 Palavras (32 Páginas)  •  4.020 Visualizações

Página 1 de 32

 [pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

MARIA DAIANE SILVA SARAIVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

“TODOS CONTRA A DENGUE”

[pic 4]

Limoeiro do Norte

2016

MARIA DAIANE SILVA SARAIVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza.

Tutor eletrônico: kelli Cristina Cavalcante Santiago

Tutor de sala: Sandra Lima Gonçalves.

Limoeiro do Norte

2016


sumário

INTRODUÇÃO                4

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        5        

1.1 Caracterização da Instituição        5

2 ROTINA OBSERVADA          7

3 REFERENCIAL TEÓRICO          11

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        16

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        23

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        29

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        30

REFERÊNCIAS        31

ANEXOS ..................................................................................................................32

INTRODUÇÃO

                      O relatorio que segue apresenta o desenvolvimento do estágio supervisionado II- Anos iniciais do ensino fundamental, realizado na turma de 3° ano da Escola Raimundo Pereira de Aguiar, no primeiro semestre de 2016 como atividade avaliativa obrigatória no 7° semestre no curso de pedagogia da Universidade Norte do Paraná- Unopar.

                      O documento é composto por descrições das observações e das experiências vivenciadas no  periodo de regencia em sala de aula, no qual foi trabalhado o tema dengue, assunto atualmente muito comentado. Como tambem é relatado a importância do estagio  para a formação do futuro profissional da area do magistério, pois o mesmo oferece oportunidades de ambientação do discente com a area que atuará, viabilizando a interação da teoria estudada com a pratica, aprimorando os saberes e a pratica educativa de forma a construir uma nova aprendizagem.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

                      A  experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011).

                     O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade (FILHO, 2010).

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A escola de educação básica Raimundo Pereira de Aguiar está localizada na zona rural, numa pequena comunidade chamada Juazeiro de baixo, distrito de Lagoa grande, interior do municipio de Morada Nova no estado do Ceará.

A mesma foi fundada em 20 de setembro de 1987, por ação da comunidade de juazeiro, pois reinvindicavam por melhorias no setor escolar. Dai então o sr Francinsco Pereira de Aguiar, vendo aquela situação fez a doação do terreno que foi herança de seu falecido pai Raimundo Pereira de Aguiar  para a construção da referida escola. Por esse motivo a escola possui esse nome, para homenagear o doador do terreno pela a contribuição feita aquela comunidade.

No inicio de sua fundação, era um espaço bem pequeno, restringindo-se a duas salas, cozinha, um banheiro que era para todos os alunos e tambem funcionarios, e uma sala de direção, no qual a primeira diretora da escola foi a senhora Maria Celia Rabelo. Com o tempo e aos poucos a escola foi crescendo, e atualmente conta com: cinco salas para os alunos, dois banheiros, uma sala para direção com banheiro, uma sala para a secretaria, uma sala para professores, uma biblioteca, um refeitorio, uma cozinha com dispensa, um laboratorio,uma quadrinha de esportes ainda não coberta atrás da escola e na frente do colegio possui um amplo espaço para as crianças brincarem.

Ao longo dos anos a escola já atendeu a crianças e adolescentes de 1° ao 8° ano do ensino fundamental da comunidade local e localidades vizinhas como Bom sucesso e sitio tapera. Porém, atualmente só atende alunos de 1° ao 3° ano no turno da manhã e  alunos de 4° e 5° ano no horario da tarde, totalizando o numero de 112 alunos.

A comunidade onde a escola está inserida é considerada carente, pois a economia é baseada na agricultura, precuária e programas desenvolvidos pelo o governo federal, como o bolsa familia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)   pdf (512.3 Kb)   docx (237.1 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com