TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio - Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  9/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.599 Palavras (23 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1        ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        

1.1        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        

2        ROTINA OBSERVADA        

3        REFERENCIAL TEÓRICO        

4        INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5        RELATO DA INTERVENÇÃO        

6        MOSTRA DE ESTÁGIO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



INTRODUÇÃO

O presente trabalho de estágio curricular obrigatório do curso de pedagogia 6º semestre para a formação acadêmica realizado na turma de 1º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo destacar o debate, a discussão acerca de um possível diálogo entre a Educação Escolar e a Educação Ambiental.

Trata-se de compreendermos que os professores devem empenhar-se na busca da melhoria do planeta, mediante busca pela melhoria da qualidade de vida e pelas melhores condições ambientais via campo da Educação Ambiental.

Entende-se que a Educação Ambiental pode mudar hábitos, transformar a situação do Planeta Terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E isso, só se fará com uma prática de educação ambiental, onde cada indivíduo sinta-se responsável em fazer algo para conter o avanço da degradação ambiental.

Foram considerados vários aspectos educacionais e ambientais com a finalidade de discutir os pontos relativos à implementação da Educação Ambiental em Educação Escolar, com uma ênfase maior em valores como cooperação, igualdade de direitos, autonomia, democracia e participação. Desse modo, o aluno se disponibiliza a aprender com o próprio ambiente em sala de aula mediado pelo docente que deve relacionar o conteúdo ministrado às questões do cotidiano dos discente. As oficinas devem se desenvolver apoiadas nas vivências dos alunos e dos fenômenos que ocorrem a sua volta, buscando encaminhá-los com o auxílio dos conceitos científicos pertinentes. Enfim, a educação ambiental desperta no discente a consciência de preservação e de cidadania.

O ser humano deve passar a entender, desde cedo, que precisa cuidar, preservar e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais. O ambiente onde o ser humano habita deve estar em equilíbrio com o lugar onde se vive. E assim, o educador, deve ensinar ao discente, da forma mais simples possível, através de uma maneira mais fácil e agradável os elementos necessários ao aprendizado das questões ambientais, para que através da educação a criança conscientize-se para a importância da preservação ambiental, através da escola, para que esta conscientização ocorra de modo agradável e continuamente no dia-a-dia de cada um, tornando-se cidadãos responsáveis contribuintes para a preservação ambiental.


  1. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O estágio curricular obrigatório no ensino fundamental que foi proposto para esse semestre tem o propósito de aprofundar meus conhecimentos no curso de Pedagogia acerca da educação fundamental. Além de observar, planejar e também realizar intervenções que são ligadas a essa modalidade de ensino, o referente estágio possibilita ainda um período de reflexões sobre a atuação do pedagogo enquanto professor diante do processo educacional de ensino.

O presente relatório de estágio com informações referentes à pratica na educação fundamental foi realizado na Escola Municipal “Dona Inhazinha Carvalho”, situada à Rua Francisco de Paula Moreira, 481, Centro, Pedro Leopoldo/MG, telefone: (31) 3661-1691. Oferece a modalidade de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.

A escola e composta por 11 salas onde 8 destas salas são utilizadas como sala de aula, 1 sala de diretoria, 1 sala de professores com banheiro, 1 quadra de esportes coberta, 1 refeitório para alimentação escolar dos alunos, 1 cozinha, 1 biblioteca, 1 banheiro masculino, 1 banheiro feminino, 1 banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, 1 sala de secretaria, 1 banheiro com chuveiro, 1 refeitório, 1 despensa, 1 almoxarifado, 1 pátio descoberto. A escola oferece água filtrada, água da rede pública, energia da rede pública, esgoto da rede pública, lixo destinado à coleta periódica, acesso à Internet Banda Larga. A escola possui 43 funcionários.

Quanto aos equipamentos possui 4 computadores administrativos, 1 computador para alunos, 2 TVs, 1 copiadora, 1 equipamento de som, 5 impressoras, Videocassete, DVD e Retroprojetor.


  1. ROTINA OBSERVADA

A escola é composta por 1 turma do 2º ano, 2 turmas do 3º ano, 3 turmas do 4º ano e 2 turmas do 5º ano no período da manhã e 3 turmas do 1º ano, 2 turmas do 2º ano e 1 turma do 3º ano no período da tarde e.

No período da manhã ocorre a chegada as 7:00h e no pátio acontece a oração e o hino na sexta-feira, e logo após as crianças vão para as salas, onde ocorre a rotina, sendo que esta varia, pois, cada sala possui um horário de aula diferente durante os dias da semana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com