TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO ANOS INICIAIS

Por:   •  6/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.105 Palavras (25 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

vanilza antunes da silva

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Cuiaba / MT

2015

vanilza antunes da silva

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório - Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º Semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Zuleica  Rodrigues da C. Thomaz

Tutor de sala: Ivete de Queiroz Porto

Cuiaba / MT

2015

sumário

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...............................................................................................05

1.1  Caracterização da Instituição.................................................................05

2 ROTINA OBSERVADA..................................................................................06

3 REFERENCIAL TEÓRICO.............................................................................09

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ......11

5 RELATO DA INTERVENÇÃO CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................18

6 MOSTRA DE ESTÁGIO.................................................................................20

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................21

REFERÊNCIAS.................................................................................................22

1 INTRODUÇÃO

Ser professor não é uma tarefa muito fácil é uma construção que pra ser constituida tem que começar pela base, onde vai crescendo aos poucos o conhecimeto tornando em  edificação concreta de experiência no dia-a-a-dia.

Este trabalho consiste no relato do Estágio Curricular Obrigatório III – Nos anos iniciais do Ensino fundamental,  realizada por Eliane Amorim Silva, estudante do 7º semestre do curso de pedagogia na UNOPAR, realizado na escola Maria Ambrósio Pommot, tendo com o principal objetivo articular conhecimentos teoricos e práticos adquirido ao longo da formação acadêmica. Com uma carga horária de 100 (cem) horas. O Estagio Curricular foi realizado nos dias  22/04/2015 a 11/05/2015. No primeiro momento a fase da observando, o espaço físico e como é organização e o funcionamento da instituição, a atividades em sala em todas as etapas do 1º ao 5º ano, o trabalho dos professores, a rotina da escola e as atribuição do coordenador junto aos professores, as atividades ligadas ao planejamento do professor, a realidade escolar entre outros, e o tema de intervenção Datas comemorativas – A Páscoa, na serie do 4º ano do ensino fundamental com objetivo de Conhecer a história da páscoa, a sua importância, afim de vivênciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido.

                             Estagiar é de suma importância de caráter educativo e complementar ao ensino, com objetivo de integrar o estudante em um ambiente profissional,  em contato com as diferentes realidades sociais, econômicas e culturais, proporcionando vivência e experiências que permitam ao estudante desenvolver uma consciência crítica e a capacidade de compreender a realidade e interferir sobre ela. 

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 

  1. Caracterização da Instituição             

                            A escola Municipal Maria Ambrósio Pommot, localiza-se à Rua 1900,quadra 32 s/nº, no bairro Jardim Imperial, em Cuiabá MT.

  Foi fundada em 15/07/1991, a Escola funciona em dois períodos Matutino, Vespertino, oferecendo Educação Infantil, 1º Ciclo1º, 2º, 3º Ano e 2º Ciclo 4º. 5º e  do Ensino Fundamental para ambos os sexos. O Número de alunos por turno e  700.  A escola oferece o nivel de modalidade: Educação Básica.

                            O objetivo do Estagio serve em Propiciar um campo de experiências e conhecimentos que constitua em possibilidade de articulação teórico-prática e que estimule a inquietação intelectual dos alunos; Criar um espaço de transição entre a vida estudantil e a vida profissional, atenuando o impacto dessa transformação, base de emancipação e autonomia;  Desenvolver habilidades, hábitos e atitudes pertinentes e necessárias para aquisição das competências profissionais; Incentivar o interesse pela pesquisa e pelo ensino.

                            Observamos o espaço físico interno e externo da escola. É uma escola grande com  um (1) pátio, duas (2) quadras de esporte, uma  coberta e uma sem cobertura, uma (1) secretária,três (3) banheiros , uma (1) sala dos professores, uma (1) cozinha, uma (1) sala de coordenação, uma (1) sala de xerox, uma (1) sala de informática, uma (1) sala de recurso multifuncional, uma (1) sala de judô, uma (1)sala de educamais e dezoito (18)  salas de aula.  

                            A rotina da escola está organizada em horário da entrada dos alunos, professores e quipe gestora do matutino das 7h  às 11h e vespertino, das 13h às 17h, sendo que toda as segunda- feira canta o hino nacional e fazem oração  e fica uma de  sala de aula incubida de realizar alguma apresentação. Os alunos recebem um lanche de entrada às 7h:15min no periodo matutino e às 13h:15min no periodo vespertino, esse lanche de entrada é feito diariamente. A escola possui dois intervalos para o recreio onde é servido  a comida, a educação infantil que são ás 8h: 45min, e os  alunos do ensino fundamental às 9h:15min no periodo matutino e no vespertino educação infantil 14h:45min e do ensino fundamental às 15h:15min. Durante estagio observei o lanche da escola e como é feito, o resultado é a criança bem alimentada tem mais rendimento escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com