TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Em Gestao Nos Orgãos não Escolares

Pesquisas Acadêmicas: Estagio Supervisionado Em Gestao Nos Orgãos não Escolares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  1.317 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA EAD

CRISTINA DA SILVA BORGES

MATRICULA 201001503881

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

São Gonçalo

2014

CRISTINA DA SILVA BORGES

PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS

Relatório apresentado a Disciplina de Estágio Curricular: Educação Infantil apresentada à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para conclusão de curso.

Orientador: Marcos Aurélio Togatlian

São Gonçalo

2014

AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro em lugar ao meu Deus que tem me ajudado. A minha Universidade Estácio pelo fim de mais essa etapa, pelos sonhos que se concretizam porque através da compreensão dos professores, orientadores, tutores eu consegui realizar mais essa etapa.

Meu principal incentivo sempre foi conseguir avançar mais esse passo e tive a colaboração dos meus familiares sempre me apoiando e me compreendendo.

Obrigada desde já, pois sei que sozinha não conseguiria alcançar mais esse objetivo pra minha formação acadêmica.

Sendo assim, o meu muito obrigado a todos.

EPIGRAFE

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Paulo Freire

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO ...........................................................................................6

2- CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA...............7

2.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.....................................................7

2.2 - CARACTERIZAÇÃO DA TURMA OBSERVADA...............................11

3- DESENVOLVIMENTO DA ANALISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS.....................................................................................................12

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................14

1. INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho acadêmico é apresentar através de um relatório dividido em partes, totalmente elaborado pra descrever um estágio supervisionado na Educação Infantil.

Aqui estão relatadas todas as etapas solicitadas pela direção acadêmica, esclarecidos os fatos tudo devidamente explicado em forma de relatório de observação como a preparação das aulas e as aulas assistidas no âmbito escolar solicitado pelo professor expondo assim todo o trabalho feito durante o período de estagio.

A prática de ensino mediada pelo estágio supervisionado promove a unidade entre a teoria e a prática. O contexto relacional entre prática-teoria-prática apresenta relevância na formação do professor, visto que promove a compreensão do conceito de unidade, isto é, a relação necessária entre teoria e prática e não apenas sua justaposição ou dissociação. Além de que, o conhecimento da realidade escolar favorece reflexões sobre a prática do estagiário, possibilitando o desenvolvimento de prática criativa e transformadora pela aplicação de teorias que sustenta o trabalho do professor. Assim, a sua práxis educativa concretiza-se mediante a aplicação de metodologias de ensino, planejamento e verificação da aprendizagem em um processo de ação-reflexão-ação, revela a educação como prática questionadora, que tem como base os seguintes aspectos: a intencionalidade, a natureza social, a necessária ação conjunta, e a sua realização como trabalho humano.

Os quais o educando desenvolve habilidades capazes de interpretar de forma científica os fenômenos que ocorrem no cotidiano. Deste modo, os pensamentos críticos em relação às questões sociais, atuam de forma positiva e decisiva na sociedade em que o indivíduo está inserido, possibilitando-lhe a construção de um pensamento critico e reflexivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com