TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  1.299 Visualizações

Página 1 de 14

UNINTER

Denise Franzem - 1159086

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR

SEVERIANO DE ALMEIDA - RS

2016

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fortunato Parmigiani, realizada no dia 19 de abril de 2016 até 25 de maio de 2016, com a pedagoga Rosângela Maria Flores. Abordarei a contextualização das observações, a caracterização do espaço físico, os núcleos da escola, caracterização do professor, metodologia, a estrutura física, uma breve síntese dos pontos relevantes e a construção de um plano de estágio visando enfrentar a problemática identificada nas aulas assistidas.

No Estágio Supervisionado tem como objetivo aprimorar a prática em sala de aula, sabendo qual é a realidade vivida pelos professores, onde me coloquei em seu lugar e vivi suas maiores dificuldades enfrentadas por eles no dia a dia, meu objetivo é participar de maneira integral e organizada para sentir-me capaz de exercer essa profissão tão gloriosa, reorganizar e provocar mudanças propiciando a aproximação concreta da realidade profissional, visando fortalecer teoria e prática tendo como base o planejamento metodológico, quero entender também o comportamento das crianças diante de algumas ações, criando também o nosso próprio objetivo de ensinar e de nos entendermos com as crianças. Sendo assim, o estágio é um importante instrumento de conhecimento e planejamento assumidos em sala de aula, abrangendo um conjunto de reflexões para esclarecimento de como posso conduzir as minhas aulas, manifestando também meu modo de compreender e a experiência vivida do meu estágio, sendo essas de curto tempo é um processo contínuo, costumo pensar o estágio como uma, entre tantas oportunidades que surgirão para nos desenvolver como professores. Meu objetivo também é exercer tudo o que aprendi até agora em nossas aulas.

O ensino de educação infantil onde realizei o meu trabalho é composto por; duas turmas com a maioria entre nove a doze alunos por turma, são turmas bastante parecidas, talvez pela comunidade ser semelhante, os professores todos com formação específica, alguns estando em formação continuada, sua estrutura não muito grande, mas é bem dividida e tem uma boa área de recreação. A turma com a qual realizei o meu estágio é uma turma bem tranqüila, nenhuma criança com problema de aprendizagem, a professora muito atenciosa e competente, onde recebe de todas as maneiras esse carinho das crianças, a turma trabalha junto onde nenhuma criança fica pra trás nas explicações, não sentem vergonha de se expressar e são crianças bastante participativas. É uma turma composta por nove alunos sendo quatro meninos e cinco meninas, há banheiros para meninos e meninas, mas não são adequados conforme a sua idade. A professora controla suas crianças podendo assim passar a elas todo o conteúdo planejado.

ESTÁGIO ESCOLAR: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FORTUNATO PARMIGIANI

Realizei o Estágio Supervisionado Organização Escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fortunato Parmigiani, localizada as margens da BR- 153, no Interior de Cerro do Meio Dia, pertencente ao município de Severiano de Almeida, no estado de Rio Grande do Sul. O número para contato com a mesma pode ser realizado através do telefone (054) 35251286 ramal-209 e pelo e-mail: escolafp93@gmail.com. Horário de funcionamento é das 07h30min ás 11h30min e 13h05min ás 17h05min.

A escola oferece atendimento nos níveis educação infantil, que são duas turmas e anos iniciais do ensino fundamental, que são quatro turmas, nos período matutino e vespertino.

A instituição vem atendendo a um número total de 110 alunos podendo aumentar esse número, pois sendo as margens de uma BR, há muita imigração de pessoas para morar no local, e sendo assim todos os alunos que ali estudam estão no processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período de 19 de abril de 2016 a 25 de maio de 2016, no turno vespertino, sendo observadas as turmas de Pré A, da educação infantil até a quarta série, dos anos iniciais, a escola possui uma estrutura ampla de boa iluminação natural e elétrica, possui também cinco salas de aula, uma biblioteca, sala de informática, cozinha, refeitório, secretaria, sala de esportes, área de serviços, uma área coberta e um parque infantil. Apresenta um bom espaço para recreação. As atividades de educação física são realizadas no ginásio da escola. A escola também disponibiliza de materiais de apoio aos professores como televisor com aparelho de vídeo e DVD, um aparelho de som, dois mimeógrafos, um computador com impressora acessado a internet, um microscópio, um retro projetor, dois globos, duas máquinas de escrever, uma de xérox, mapas e jogos educativos. Possui 17 professores no total sendo dois com magistério e o restante com formação acadêmica e na maioria com pós-graduação específica, uma diretora e uma secretária, duas merendeiras e uma faxineira, a biblioteca recebe bons livros em bom estado e são renovados. Em sua gestão democrática possui o Conselho de Classe, Conselho Escola e Associação de Pais e Mestres e o PPP (Projeto Político Pedagógico), hora-atividade que é o tempo reservado para estudos, planejamento, avaliação do trabalho didático, reuniões, articulações com a comunidade e outras atividades de caráter pedagógico.

Segundo Santos Filho (2008), o entendimento por tomadas de decisões como um processo dinâmico e historicamente informado permite conhecer que existe um espaço lógico para a participação de uma série de pessoas no processo de decisões.

Segundo Vigotsky (1896-1934); nessa concepção, as interações têm um papel crucial e determinante.

Quantas mais ricas as interações, maior e mais sofisticado será o desenvolvimento. No campo da educação a interação, que é um dos conceitos na teoria vigotskiana, encaixa-se na concepção da escola que se pretende efetivar no sistema brasileiro de ensino. E neste caso o professor e o aluno passam a ter um papel essencial no processo de ensino aprendizagem.

A escola tem como concepção de ensino o processo pelo qual o educando ou o indivíduo torna-se crítico, atuante, construtor de sua própria aprendizagem, promovendo o desenvolvimento físico, intelectual e social do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com