TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.158 Palavras (13 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER[pic 1]

ELENICE TERESINHA DE OLIVEIRA, RU 1225581, TURMA 03/2015

[pic 2]

ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR

        

VACARIA

2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER[pic 3]

ELENICE TERESINHA DE OLIVEIRA, RU 1225581, TURMA 03/2015

ESTÁGIO SUPERVISIONADO GESTÃO ESCOLAR

Relatório de Estágio Supervisionado: Gestão Escolar – UTA Formação de Professores e Diversidade do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Tutor Local: Adriana Maria S. Costa

Centro Associado: Polo Vacaria/RS

VACARIA

2019

SUMÁRIO[pic 4]

1 INTRODUÇÃO................................................................................................

03

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA........................................

04

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.................................................

05

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO...........................................................................................

08

5 PLANO DE AÇÃO..........................................................................................

10

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................

13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................

15

1 INTRODUÇÃO

O estágio realizou-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental Soli Gonzaga dos Santos, situada no Bairro Monte Claro, na cidade de Vacaria, Estado do Rio Grande do Sul onde foram observados os trabalhos realizados pelos gestores da instituição educacional.

Desenvolveram-se atividades de observação, investigação e planejamento na gestão educacional, em sua rotina escolar, sempre buscando evidenciar os espaços de ação coletiva como, por exemplo: reuniões, conselhos, assembleias, planejamentos na busca pelo conhecimento através da análise crítica.

Esta prática de estágio tem por finalidade a análise reflexiva do contexto escolar, por meio de observação, investigação e planejamento na gestão escolar. Faz-se importante destacar que esta prática permite que o acadêmico conheça a realidade escolar e perceba os desafios que a docência e a gestão enfrentam no cotidiano, fazendo-o também refletir sobre o fazer escolar e as metodologias a serem utilizadas.

Através destas atividades práticas, o acadêmico tem a possibilidade de desenvolver competências fundamentais para a sua atuação como docente, visto que, o mesmo observa, planeja e executa ações que possibilitam perceber como são as atividades docentes e os desafios enfrentados no cotidiano escolar.

O estágio foi realizado por meio de observação e acompanhamento do trabalho realizado pela supervisora da escola, bem como, análise do Projeto Político Pedagógico da escola e regimento escolar. Após houve a elaboração de um plano de ação, atividades que podem ser observadas a seguir.

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado Ensino Fundamental: Planejamento e docência foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Soli Gonzaga dos Santos, situada na rua Edson, número 321, bairro Monte Claro, CEP 95200-000, localizada na cidade de Vacaria, estado do Rio Grande do Sul. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone 3231-3111 ou pelo email soli.smed@vacaria.rs.gov.br.

A Instituição atende um total de 544 alunos sendo que 16 estão no processo de inclusão. A escola atua nos turnos da manhã 07h45min às 11h45min, Tarde: das 13h15min às 17h15min.

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

Ao analisar a Proposta Pedagógica da Escola estagiada, o Regimento Escolar, bem como, durante entrevista com a docente, constatou-se que este educandário tem como meta “Educar para a vida através da prática de valores pessoais, liberdade com responsabilidade e hierarquia”.

Faria e Dias (2012) salientam que:

[...] o PPP é a busca de construção da identidade e da gestão do trabalho de cada instituição educativa, como também “reconhece e legitima a instituição educativa como histórica e socialmente situada, constituída por sujeitos culturais, que se propõem a desenvolver uma ação educativa a partir de uma unidade de propósitos (FARIA; DIAS, 2012, p.20).

Os documentos analisados revelam que a escola deve educar para seus alunos e respeitar a individualidade de cada um, por isso, um primeiro passo é conhecer a comunidade. A maioria dos alunos são filhos de motoristas, trabalhadores rurais, mecânicos, pedreiros, profissionais liberais, donas de casa, auxiliar de serviços gerais, domésticas, cozinheiras, dentre outras. A grande parte dos alunos que frequenta o noturno trabalha durante o dia.

A escola atende a legislação seguindo os 200 dias letivos, realiza festividades como aniversário da escola, festa as mães, pais, festa junina, rei e rainha. Tem recesso e férias escolares.

O corpo docente da escola é formado por 49 professores e 10 funcionários. Ao observar a escola suas dependências parecem grandes, no entanto, esta possui muitas necessidades, novo equipamento para o laboratório de informática, quadra coberta, algumas salas quase não recebem luz solar, há falta de equipamentos de segurança (extintores de incêndio). A escola tem necessidade de mais espaço físico para a ampliação da biblioteca, da sala de recursos multifuncionais, um laboratório de ciências e outras necessidades da escola descritas no PPP que seriam necessárias para que a escola atenda a todos os alunos e busque que os mesmos construam sua aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com