TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado Ensino Médio

Por:   •  29/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO

INTERNACIONAL UNINTER

VICTOR SANTOS LOPES DA SILVA  RU: 1310723   TURMA: 2015/12

´

Estágio Supervisionado - Ensino Médio: Pesquisa do Contexto Escolar e Observação

Disciplina: História

Campo em que o plano foi aplicado: E-class (plataforma exclusiva de estudo on-line da rede Adventista educacional) - https://login.cpbedu.me/

Executado durante aula on-line via Zoom - https://zoom.us/pt-pt/meetings.html

PLANO DE AÇÃO – Estágio Híbrido

TURMA: 3º B

Conteúdo da Aula/Atividade

Objetivos

Síntese

Desenvolvimento da Aula/Atividade

Tema da aula:

Capítulo 5 – O Brasil de Getúlio Vargas: De 1930 a 1945

Tópicos

Fim da República das Oligarquias

O Início dos Anos 1930

São Paulo X Governo Federal

Uma Nova Constituição em 1934

Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.

Diferenciar os conceitos que formaram a República oligárquica da República Nova.

Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.

O conteúdo abordado apresenta os principais acontecimentos do período de início do Governo Vargas, apresentando de forma imparcial os ocorridos no início dos anos 1930, fazendo também os comparativos da República Velha e República Nova, levando em consideração o progresso da política do Brasil. Ubirajara de Farias Prestes Filho – Livro de História 9° Ano Ensino Fundamental. Editora InterATIVA.

Abordando também o processo de ascensão do candidato a presidência Getúlio Vargas no período antecedente aos anos 1930 com atenção aos acontecimentos de movimentos militares em Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife, que em seguida deporia o atual presidente Washington Luís do poder. MAESTRI, Mario. Breve história do Rio Grande do Sul. Editora Universidade de Passo Fundo.

Abordando a Revolução Constitucionalista foi uma guerra civil que aconteceu no Brasil, em 1932, como consequência do desentendimento político entre o estado de São Paulo e o Governo Federal. Essa revolta foi motivada pela insatisfação de São Paulo com o governo de Getúlio Vargas devido à falta de uma Constituição e à não realização de eleição presidencial no Brasil.  https://escolakids.uol.com.br/historia/revolucao-constitucionalista-de-1932.htm

Por Daniel Neves Filho – Editor do site Escola Kids

Iniciando a aula aceitando os alunos junto ao professor regente na reunião on-line via Zoom. (2min).

Palavras de boas vindas, interação com os alunos, e posteriormente a chamada. (3min).

Iniciando o conteúdo com uma síntese sobre o assunto e iniciando com a utilização dos slides preparados por mim com citações do próprio livro didático dos alunos sendo apresentados em tópicos para melhor entendimento dos mesmos. (15 min).

Debate sobre prós e contras em relação aos dois formatos de governos (República pré-Getúlio Vargas e pós-Getúlio Vargas). (5 min).

Utilização do vídeo – Revolução Constitucionalista de 1932 do Canal Nerdologia: https://www.youtube.com/watch?v=fuqaeSRxlEc (10 min).

Atividades do livro didático relacionadas ao conteúdo. (5 min).

Encerrando a aula com uma recapitulação do que foi estudado durante a aula e aplicando uma reflexão sobre as mudanças de formatos políticos decorrentes no Brasil. (5 min).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com