TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO- ENSINO MÉDIO

Por:   •  21/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 10

Centro universitário internacional uninter

Aluno: Kassiare rocha Ferreira da silva Ru:1359073

Aluno: Suzana Duarte Ávila Ru: 1306780

Turma:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO-

ENSINO MÉDIO

                                                  SÃO BORJA

                                                       2019

Centro universitário internacional uninter

Aluno: Kassiare rocha Ferreira da silva Ru:1359073

Aluno: Suzana Duarte Ávila Ru: 1306780

Turma:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO-

ENSINO MÉDIO

Relatório de estagio supervisionado  ensino médio

      Apresentado ao curso de licenciatura em pedagogia

Do centro universitário internacional uninter

SUMÁRIO

Capa.............................................................01

Folha rosto...................................................02

Sumário.......................................................03

Introdução...................................................04

Identificação da escola/instituição estagiada...........................05

Concepção pedagógica da instituição......................................06

Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado..............07

Caracterização estrutural.......................08

Caracterização dos profissionais que atuam na escola / instituição estagiada...................09

Caracterização da turma estagiada.....................10

Perfil do professor observado durante o estágio supervisionado................11

Descrição das aulas observadas/ministradas ........................12

Descrição das atividades de avaliação observadas/ministradas13

Plano de oficina pedagógica..........................14

Considerações finais.....................................15

Referências.....................................16

Introdução

 

 

1  

A possibilidade de realização do estágio supervisionado é a oportunidade de inserir na realidade escolar, realizando uma observação participativa com procedimentos adequados , vivenciando uma pratica docente ,ao mesmo tempo em que através de teorias recebidas , remete á reflexão ,discussão e pesquisa, tornando-os responsáveis pelo processo de ensinar a aprender a ensinar.

O estagio foi realizado em uma escola publica estadual no centro da cidade de São Borja no período de 14/05/2019 a 17/07/2019.

Com  relação a teoria aprendida nesta disciplina a pratica vivenciada no Estagio supervisionado  de ensino médio , buscou-se compreender a pratica docente como experiência profissional, analisando as politicas educacionais.

Durante o estagio foram realizados métodos de observação.

O estagio é importante porque afetiva a aprendizagem com o processo pedagógico de construção de conhecimento , onde desenvolvemos habilidades e competências, nos percebemos que como as futuras professoras temos que estar no mesmo mundo dos alunos.

 

Identificação da escola/instituição estagiada

O Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental foi realizado no Colégio Estadual São Borja – CESB, situada na Rua Engenheiro Manuel Luiz Fagundes, número 1865, no Bairro Centro, CEP 97670000, Localizada na Cidade de São Borja. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (55) 34312655 ou pelo E-mail‎ ‎saoborjacesb35cre@educacao.rs.gov.br.

A escola oferta atendimento nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Normal de nível médio e Curso Normal de aproveitamento de estudos. O horário de funcionamento da escola na parte da manhã é das 8h ás 12h, a tarde das 13h as 17h e noturno 19h ás 22h45. A Instituição atende a um número total de 850 alunos, desse número, 10 são alunos em processo de inclusão. Partindo dessas observações sintetiza-se aqui que o estágio foi realizado no período de 01 de abril de 2019 a 23 de abril de 2019, no turno da manhã, sendo observada a turma de Primeiro Ano – Ensino Fundamental Anos Iniciais.


Concepção pedagógica da instituição

Para um bom andamento de uma instituição de ensino se faz necessário que o Projeto Politico Pedagógico da mesma esteja atualizado e contemplando todas as mudanças ocorridas na escola nos últimos anos. Por meio de consulta ao Projeto Politico Pedagógico da escola estagiada entende-se que a mesma tem como principal função formar cidadãos participativos, responsáveis, compromissados, críticos e criativos, que possam democraticamente, tomar decisões, organizar trabalhos, superar os conflitos, eliminaras relações competitivas, corporativas e autoritárias, para este novo tipo de sociedade.

Conta com uma equipe de educadores bastante qualificado, onde a maioria tem formação especifica para a área de atuação, nas diferentes situações sociais. Para isso, deve preparar o educando para uma sociedade democrática, comprometida e igualitária. Um dos focos da administração da escola é a permanência do aluno nela e o rendimento do processo educativo, assegurando a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Nesse sentido a educação é entendida numa perspectiva de construção histórica, inseparável das relações de sociais produtivas do cotidiano. Assim, a educação deve partir do principio da busca de uma sociedade justa e igualitária, que vivência conhecimentos e valores socialmente úteis, almejando o desenvolvimento integral do ser humano que é entendido como sujeito do contexto social, capaz de transformar o ambiente em que vive.

O círculo de pais e mestres é a instituição que visa a integrar Escola-Família-Comunidade, a fim de prestar assistência ao educando. O circulo de pais e mestres adota o estatuto padrão, onde rege-se nas normas do setor competente. Salienta-se que essa forma de conceber o papel das famílias esbarra, muitas vezes, em dificuldades oriundas da maneira como os pais se percebem, de suas expetativas e condições objetivas do cotidiano. Assim, isso afeta a participação dos mesmos na comunidade escolar. Entendendo que a participação deve ser mais expressiva, a escola percebe que é necessário um trabalho de conscientização amplo, não só no ambiente escolar, mas na politica, nos meios de comunicação. Desta forma, acredita-se que a conscientização para a participação dos alunos e pais deve partir da escola que deve formar/ensinar os indivíduos para que exerçam sua cidadania de fato, conhecendo a realidade social onde estão inseridos e atuando sobre ela, e principalmente tendo uma escola onde todos são respeitados e participativos, com uma gestão democrática onde toda comunidade é convidada a ser parceira da instituição, auxiliando, opinando e dando sua contribuição na formação do PPP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com