TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO MÉDIO

Por:   •  16/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.172 Palavras (13 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

MARIANE EUGÊNIA DA SILVA, RU 1539714, TURMA 07/2016

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO MÉDIO

CABREÚVA

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

MARIANE EUGENIA DA SILVA, RU 1539714, TURMA 07/2016

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado Ensino Médio: Apresentando ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

CABREÚVA

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................03

2. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE....................04

1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA..................................................04

2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA...................................................05

3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO........................................................................................05

3. PLANO DE AULA...........................................................................................11

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................15

REFERÊNCIA.................................................................................................16

1. INTRODUÇÃO

Esse relatório é fundamentado à realização do Estágio do Ensino Médio, mostrando através dessa experiência a observação e ação relacionada ao planejamento e a prática docente em sala. E através dessa pesquisa indicarei a relação das ações docentes, sendo de grandiosa importância para a minha formação profissional.

O estágio ocorreu no período de 12 a 23 de Março de 2018, na Escola Estadual Prefeito Antônio Odilon Franceschini, localizada na cidade de Cabreúva, no Estado de São Paulo. As observações foram realizadas pela estagiária: Mariane Eugenia da Silva.

Observei as turmas de 1ª a 3ª série do Ensino Médio Regular, e descrevi as aulas da disciplina de Filosofia.

O intuito desse trabalho é observar a escola em um todo, mas, com foco nos professores e em sua prática docente no processo de ensino aprendizagem na disciplina de Filosofia.

Através desse estágio tenho a oportunidade de estar em contato direto com a realidade do aluno e professor, me proporcionando informações necessárias que me levam a compreender melhor o dia-a-dia escolar e com isso refletir sobre a realidade da educação e sobre o desempenho e comprometimento do educador em sala, me proporcionando uma formação profissional enriquecedora, incorporando a teoria e a prática docente nesse processo de ensino-aprendizagem.

Para elaboração deste trabalho, utilizei o Projeto Político Pedagógico (PPP), pesquisa ao material apostilado do aluno e também a internet.

2. A ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

O Estágio supervisionado: gestão educacional foi realizado na Escola Estadual Prefeito Antônio Odilon Franceschini, situada à Rua Canadá, número 361, no bairro Vilarejo, CEP 13318000, localizada na cidade de Cabreúva, no estado São Paulo. O contato com a escola pode ser realizado por meio do telefone (11) 4529-4333 e do e-mail e070233a@see.sp.gov.br.

A escola oferta atendimento no ensino fundamental II e no ensino médio no período matutino, vespertino e noturno.

A instituição atende a um total de 1050 alunos, desse total _____ são alunos em processo de inclusão.

O estágio foi realizado no período de ___ de _____ de ____ a ___ de ____ de _____ no período ____, sendo observada a turma de 3° do Ensino Médio Regular.

2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO

Através da consulta ao Projeto Político Pedagógico da escola, o conceito adotado de educação é: respeito a todo tipo de diferença, inclusão, disciplina, participações em eventos culturais, esportivos e projetos que atendam aos interesses dos alunos e de toda comunidade.

A escola defende valores importantes tanto para vida escolar quanto social, buscando a prática da solidariedade, o respeito com a diversidade de todas as raças, a qualificação para o trabalho, a base solida de uma família, as normas de convivência, o cultivo da esperança, da fé, da igualdade e liberdade.

A instituição tem como objetivo um ensino de qualidade, garantindo que o aluno interaja no processo de ensino e que tenha o acesso livre a todas as informações necessárias para o aprendizado e com isso não abandone a escola.

Toda a equipe que faz parte da escola que trabalha de alguma forma para formar alunos, também cultivam esses objetivos tornando-os cidadãos críticos e participantes da vida social e de sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com