TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística E Comportamento Organizacional Uma

Monografias: Estatística E Comportamento Organizacional Uma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

Neste trabalho será abordados os temas Estatísticos e Comportamento Organizacionais.

Onde será mencionado algumas questões;

Sobre comportamento organizacional, motivação, aspectos culturais e qualificação profissional.

Motivação; as organizações deve se preocupar com o individuo no contexto laboral;

Aspectos culturais e comportamento humano nas organizações;

Investir na qualificação profissional e bom pra economia;

São apenas alguns conceitos que foram pesquisados colocados aqui de maneira que espero que se faça entender.

2. O que e Estatística?

Estatística e um conjunto de métodos usados para analisar dados. A estatística pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em algumas áreas onde recebe nome especial, este e o caso da Bioestatística ,mas nos não vamos falar de Bioestatística e sim de estatística.

3. A estatística por meio de análise de probabilidade

A estatística por meio de análise de probabilidade pode ajudar as organizações a preverem seu cenário em seu planejamento.

A distribuição se probabilidade e um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um evento ou curso de ação.

Para Stock e Watson (200,p.39), a estatística “utiliza dados para entender o mundo que nos cerca’’

Por axemplo dos integrantes do fluxo de caixa da empresa, representa uma parte importante do planejamento estratégico de uma empresa que poderá gerar quem sabe, mas rapidez e economia nesse processo (livro da disciplina pg. 8).

4. O uso da estatística seria restrito aos profissionais da matemática?

Sim,pois ate o momento não existe ainda um estudo sobre estatística nas escola isso faz com que o uso da estética seja menos usada por pessoas que não tem um conhecimento mais profundo. O uso da estatística em grandes organizações e feito por pessoas que tem amplo conhecimento em matemática.

Mas com a informatização, a aplicação dos métodos estatístico vem se tornando mais simples rápido e eficaz os benefícios da aplicação desses métodos no meio corporativo.,Pose,se dizer que e possível para as empresas desenvolverem inúmeros tratamento de dados bastando pa isso dispor de uma planilha eletrônica, como o Excel da Microsoft.

5. O uso da estatística nas organizações

A estatística compreende a coleta a caracterização da informação, visando assistir a analise de dados e o processo de decisão dos gestores.

Através da análise de dados e fatos estatísticos dara aos gestores um campo maior de visão sobe o cenário das organizações fazendo com que o gestores saibam que decisão deve tomar.

6. Motivação Organizacional

As organizações deve se preocupar com o individuo no contexto laboral?

O estudo da motivação no trabalho recebe interesse considerável na literatura internacional devido, provavelmente, à sua estreita relação com a produtividade individual e organizacional. O problema da motivação no trabalho situa-se, inevitavelmente, no contexto da interação dos interesses da organização com os interesses do empregado. As duas partes envolvem-se numa parceria, na qual cada uma delas apresenta, explicita e/ou implicitamente, as suas exigências e demandas. Da parte da organização, existem demandas explícitas e bastante precisas relacionadas ao desempenho do empregado e às normas de comportamento na empresa. Em relação ao desempenho, a empresa exige que os seus membros executem tarefas bem delimitadas, em períodos determinados de trabalho e com padrões de quantidade e qualidade previamente estabelecidos. Todas estas atividades fazem parte do papel atribuído ao empregado e são, geralmente, regidas pelo próprio contrato de trabalho. Para a execução das tarefas, a empresa fornece aos seus empregados o equipamento e o material necessário, este último podendo, muitas vezes, não corresponder às exigências das tarefas e da própria organização.

As demandas da organização referem-se também ao cumprimento de normas de comportamento que regulam o convívio dos seus membros, à própria execução do trabalho e à tramitação interna dos processos ou projetos organizacionais. Além disso, existem expectativas ou demandas implícitas da empresa quanto a comportamentos espontâneos do empregado. Trata-se de comportamentos altruísticos dos empregados, que são de vital importância para o bom funcionamento da organização (Katz e Kahn, 1974). De forma geral, pode-se dizer que são atos extra-papel, que os trabalhadores executam espontaneamente e que são benéficos para o sistema organizacional. Vários comportamentos deste tipo têm sido estudados, tais como: cidadania organizacional (Smith, Organ e Near, 1983), comportamentos extra-papel (Pearce e Gregersen, 1991), comportamentos pró-social (George, 1991), espontaneidade organizacional (George e Brief, 1992) e civismo organizacional (Porto e Tamayo, 2002; Siqueira, 2002). Estes comportamentos apresentam em comum duas caraterísticas: eles são espontâneos e benéficos para a organização. Segundo Katz e Kahn (1974), as empresas/organizações que se baseiam exclusivamente no papel prescrito, possuem uma estrutura extremamente frágil. O comportamento espontâneo é necessário para a consecução das funções organizacionais não estabelecidas formalmente pela organização.

7. Aspectos culturais no contexto da administração comportamento humano

As organizações são realidades sociais construídas de forma compartilhada.

Morgan (1996:36) salienta que

a estrutura organizacional, regras, políticas, objetivos, missões, descrições de

cargos e procedimentos operacionais padronizados desempenham uma função

interpretativa... atuam como pontos primários de referência para o modo pelo

qual as pessoas pensam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com