TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estetica

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

GILMA FAGUNDES MORAES DE ARRUDA

PROFISSIONAIS DE ESTÉTICA

Posturas profissionais, imagem pessoal e local de trabalho

[pic 3]

Cuiabá -MT

2015

GILMA FAGUNDES MORAES DE ARRUDA

PROFISSIONAIS DE ESTÉTICA

Posturas profissionais, imagem pessoal e local de trabalho

Trabalho apresentado ao Curso Superior de tecnologia em Est´tica e Imagem Pessoal  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Estética e Imagem Pessoal.

Profª Luciane Barbosa

Cuiabá - MT

2015


1 - INTRODUÇÃO

A formação de uma boa imagem pessoal e professional está ligada com dois conceitos básicos: credibilidade e dualidade. No caso dualidade tem como significado que as pessoas tem ou não uma boa imagem. É formada em um processo, não pode ser imposta, e se obtém como resultado uma junção de interações. È um conjunto de comportamentos, hábitos, ética, conhecimento, posturas, habilidades e competência. A credibilidade tem como significado uma ótima imagem pessoal acaba por passar confiança ao cliente, a qual se vai mantendo ao longo do tempo, e que vem da firmeza dos resultados com a satisfação do cliente. É mais importante na imagem pessoal e profissional, quando se tem um contato direto com clientes, como por exemplo atividades de atendimento ao público.

Desejamos, por exemplos, suavizar a imagem de uma pessoa, mantendo sua aparência de poder. Qual o caminho das pedras? Quantos profissionais são capazes de analisar a imagem de uma pessoa e explicar o que ela expressa e porquê? A maioria não conseguem ir além de dizer se as imagens de seus clientes são ou não bonitas, (HALLAWELL,2009). Tendo como base as palavras anteriores onde tem enfatiza que o que diferencia uma pessoa das outras e a faz ser única, não é sua profissão, mas sim características pessoais, sua personalidade, seu estilo de vida, sonhos e desafios. Visualizar as pessoas e relacionar-se de forma proveitosa com elas necessita de uma grande mudança de atitude. O profissional de beleza precisa ver que a imagem pessoal é de suma importância e que ela de um modo geral influencia o senso de identidade das pessoas. Há momentos que a pessoa almeja de forma diferente brincar com sua imagem, criando um personagem momentâneo. Mas deve se atentar para as possíveis consequências dos grandes efeitos que a imagem tem sobre alguns estados tais como emocional e psicológico influenciando diretamente em seu comportamento, diz Hallawel (2009).

Já apresentado por Sarraf (2000) o pessoa profissional da área da beleza precisa ser competente para conteúdos técnicos de conceitos cobre beleza humana e de harmonia, somando dados que contenham tipos de maquilagem e de cabelo em uso e dentre os utilizados em períodos históricos, etnias e de grupos como os sociais e etários. Categorizar a variedade de linhas e ângulos e diferentes formatos anatômicos do rosto para compensação do perfil fisionômico.

2 - DESENVOLVIMENTO

        Posturas inadequadas tem uma ampla abordagem, que vai de postura física ao menor dos comentários negativos de empresa na frente de clientes. Dentre as posturas que um profissional de estética não deve se apresentar frente ao cliente estão: mascar chicletes ou fumar em atendimentos, comer na presença do cliente em locais que ofereçam lanches ou tenham cantina, falar em tom exaltado para pedir algo, se coçar e bocejar transparece descaso no atendimento. Com isso temos um efeito bumerangue, que firma um círculo de vícios inadequados, o cliente se aborrece descontando no atendente, ou acaba por não voltar mais ao local. Para colocar fim no ciclo é preciso que o atendente mude seu pensamento e postura. Toda e qualquer atitude, postura e comportamento do atendente faz com que o cliente crie uma imagem sobre o seu atendimento e, por fim sobre a empresa. Tenha sempre uma postura sóbria, discreta, de maneira de tratar seus clientes e apresente uma fisionomia imparcial. Caso o cliente não seja acostumado a ser tratado com gírias e pseudônimos, jamais devemos usá-los, pois manter a educação, dar atenção ao cliente e corteja-lo é essencial.

        Os cuidados frente a ética faz dos esteticistas profissionais diferenciados e tendem a ser valorizados por clientes e colegas, carregue coisas positivas para seu local de trabalho e leve em consideração as negativas como atitudes a nunca serem seguidas. Em toda área profissional, os esteticistas também possuem um código de ética a ser seguido, o que garante segurança e qualidade para seus cliente como para o próprio professional. Deve se ter zelo e manutenção adequada em seu local de trabalho, cabine, sala, gabinete, dentre outros aplicando os princípios de higiene, saúde e biossegurança, o profissional de estética deve analisar o tratamento estético cabível e necessário para cada cliente, de maneira particular e personalizada, responsabilizando-se o mesmo pela aplicação, mantendo parâmetros de absoluta segurança. Possuir um local de trabalho que seja seguro e agradável, tendo serviços e produtos de qualidade e valores cabíveis. Para causar um boa impressão não basta somente cuidar da aparência, mais a forma de cumprimentar, sentar-se, gestos, movimentos, tons de voz e forma de se expressão também são vistos pelos clientes. O bom humor está sempre a gente com atributos indispensáveis para transmitir uma dose de beleza, gentileza e simpatia. Boa aparência do ambiente e pessoal devem ser zelados de forma essencial, chama os clientes pelo nome. O fato de gravar e chamar o nome da pessoa pelo nome diz o nosso interesse e da importância que as damos. Empresar de serviços devem demonstrar seus ambientes de serviços com cuidado, pois de alguma forma podem causar uma má impressão em seus clientes, manter um lugar mobiliado, equipado, são sinais visíveis que evidenciam ao cliente a qualidade so serviço oferecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com