TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estetica e imagem pessoal

Por:   •  6/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 O que é a acne? 4

2.1 Causas da Acne 4

2.1.1 Outros fatores relacionados com a produção da acne 4

2.1.1.1 Tipos de lesões 5

2.1.1.1.1 Graus da Acne 6

3 tratamentos 9

3.1 Limpeza de pele 9

4 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A acne se trata de uma inflamação crônica, multifatorial, da região pilossebácea, que afeta diversas partes do corpo, principalmente face, sendo classificada como uma doença de pele. Acne tem solução basta tomar as precauções necessárias, na qual veremos adiante, e seguir as orientações de um profissional da área.

A seguir iremos compreender as causas da acne e seus efeitos, fatores que desencadeiam o aparecimento, tipos de lesões, quais os graus da acne e o tratamento para melhorar e suavizar as lesões.

2 O QUE É A ACNE?

Acne é uma doença inflamatória da pele, que associa diferentes tipos de lesões. A acne chega a atingir cerca de 80% dos adolescentes no inicio da puberdade, podendo alcançar também a fase adulta, manifestando de diferentes formas em cada individuo.

A acne se caracteriza pelo aumento de secreções do sebo, através das glândulas sebáceas, no folículo piloso, acompanhados pelo acúmulo de células da pele, formando um ‘tampão’ obstruindo o poro, impedindo a saída natural do sebo e células mortas pelo orifício. Esse acúmulo de sebo causa o desenvolvimento de bactérias, onde a principal é a chamada de Propionibacterium acnes (um bacilo gram-positivo) de crescimento relativamente lento, que se alimenta da secreção produzida pelas glândulas sebáceas, que quando em contato com os poros desencadeia a inflamação dos folículos pilosos.

2.1 CAUSAS DA ACNE

Assim, é importante definir que acne é uma doença multifatorial, é uma doença parcialmente hereditária. Se um jovem tem pais com historia de acne, é provável que ele tenha acne também.

O problema se relaciona principalmente, a alterações hormonais do corpo, fatores genéticos, ação e proliferação de bactérias e aumento da atividade de glândulas sebáceas.

2.1.1 Outros fatores relacionados com a produção da acne

Os quatros fatores principais são; aumento da produção de sebo, hiperqueratose folicular, proliferação bacteriana, inflamação, a atividade hormonal, como ciclos menstruais na puberdade, estresse impulsionado pela descarga das glândulas suprarrenais, certos tipos de medicamentos, pouca proteína, excesso de gordura, excesso ou falta de limpeza da pele, acumulo de suor, uso indevido de cosmético, hormônio masculino testosterona.

A acne em adultos de maior idade pode ser uma característica de uma condição, como a gravidez e transtornos, como a síndrome do ovário policístico (SOP).

Alimentos ricos em gorduras promovem o aumento das secreções sebáceas, piorando o estagio da acne se esta já estiver desenvolvida. Por tanto pessoas que sofrem de acne devem manter uma alimentação o mais saudável possível para que não haja o agravamento do quadro clinico. Devem evitar comer alimentos ricos em açucares.

2.1.1.1 Tipos de lesões

A acne classifica-se em não inflamatória e inflamatória, de acordo com o tipo de lesão predominante:

a) Não inflamatorias;

- Comedão aberto; é sólido de cor preta devido a oxidação do sebo em contato com a superficie.

- Comedão fechado; é uma elevação cutánea de cor embranquecida ou amarelada.

b) Inflamatorias;

- Pápulas; é a inflamação do comedão que aumenta de tamanho e se desenvolve principalmente do comedão fechado, tem aspecto avermelhado e doloroso e pode se evoluir para outro tipo de lesão.

- Pústulas; podem ser superficiais ou profundas, sendo a evolução da pápula, são folículos do pelo inflamados; com elevação da pele em uma bolsa de pus, acompanhada de vermelhidão, coceira e dor.

- Nódulos ou espinhas internas; são infecções mais profundas da pele, formando caroços duros profundos e inchados ao redor, podendo terminar em cicatrizes.

- Cistos; são nódulos elásticos, menos comuns localizados abaixo da camada basal que facilmente inflama e rompe, podendo alcançar vários centímetros de diâmetro, evoluindo para cicatrizes inestéticas.

c) Consequências das lesões;

- Cicatrizes; a acne, conforme o tipo de lesões, pode causar cicatrizes em alguns casos, pois sao resultados da acné inflamatoria, e esta associada ao aumento ou perda de colágeno, apresentando características diversas podendo ser atróficas (associada a perda tecidual), hipertróficas ou quelóideanas (inchaço bem delimitado, de forma irregular de cor rosa a vermelho escuro).

d) Manchas; são lesões secundarias, resultantes de processos inflamatorios e tendem a ser transitorias. Em pessoas de pele escura, podem ser persistentes e desfigurantes.

2.1.1.1.1 Graus da Acne

O quadro clinico pode ser divido em cinco graus, de acordo com a intensidade e características das lesões;

Grau I – Acne comedônica

Caracteriza-se pela presença de comedões abertos ou fechados, não apresenta inflamação, conforme mostra a (figura1).

(figura1) Acne grau I

Grau II – Acne Pápulo-pustulosa

Conforme mostra na (figura2) há presença de comedões com processos inflamatórios, pústulas (pús), pápulas vermelhas (eritema).

(figura2)Acne grau II

Grau III – Acne nódulo Cística

Há presença de comedões, pápulas, pústulas, nódulos, cistos, eritema e lesões muito dolorosas que podem ser chamadas de espinhas internas. Conforme mostra a (figura3).

(figura3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com