TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Competitiva

Pesquisas Acadêmicas: Estrategia Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 3

2. Análise do Ambiente Externo e Análises de setores

1. Definição de Análise ambiental externa e como aplicá-la na prática – Tem como objetivo analisar as diversas mudanças na área estratégica externa e colocar em práticas alternativas especifica de modo estratégico, uso normalmente para empresas que são altamente influenciada e sensível ao ambiente externo.

Para aplicar esse conceito são desenvolvidas diferentes formas para cada segmento de organizações, o passo a passo de informações para colocar em prática análise externa.

I. Levantar dados Informações relativas ao comportamento das variáveis do ambiente externo e setorial.

II. Analisar os resultados referentes ao microambiente e ambiente do setor, com destaque para os índices de desempenho e avaliação do meio onde as atividades são realizadas pela organização.

III. Apresentar relatório com os resultados das atividades desenvolvidas e dos setores onde estão inseridas, usando métodos e técnicas.

IV. Analises de oportunidades e ameaças referentes ao ambiente externo e analise dos pontos fortes e fracos da empresa em relação à negociação com fornecedores, clientes e também as oportunidades e ameaças em ambiente de concorrência ou ambiente competitivo.

2. Definição de Análise de Setores e para que serve – Em diversas situações, há mais de uma maneira de definir apropriadamente um setor. Através de quatro dimensões deixamos bem definido, são elas, (1) produtos, (2) clientes, (3) geografia e (4) estágios no processo de produção-distribuição, distinguir entre o setor em que uma empresa compete e o mercado ou os mercados em que ela é atuante, identificar os conceitos do mercado que é mais relevantes para análise estratégica da empresa, geração de alternativas estratégicas em setores variados, avaliar a força de crescimento de uma organização, avaliar custos desnecessários e o potencial de lucro de setores.

Análise de Setores ajuda a entender melhor a dinâmica na economia, a ameaça de novos concorrentes, o poder de troca de clientes e fornecedores, importante para completar o seu conhecimento setorial e de grande potencial na tomada de decisão.

3. A contribuição da Análise do Ambiente Externo para a “Gráfica Qualimpress Ltda”

O Planejamento estratégico para a organização é a primeira decisão a ser tomada, a definição do negócio, a missão da empresa, análises “externas” e internas, planejamento de cenário, elaboração de plano de ação, implantação e implementação da estratégia e acompanhamento e controle.

A análise do ambiente externo vai contribuir para encontrar oportunidades e ameaças e analisar a parte externa os pontos fracos e fortes da empresa em relação á negociação com fornecedores e clientes, oportunidades e ameaças no ambiente competitivo e de concorrência, qualificação de colaboradores para operar o maquinário atualizado, a junção em seus departamentos, dessa forma atento aos seus clientes prazo determinado, na quantidade correta e nas especificações solicitadas no caso a gráfica (cores e tamanho). Aplicando métodos de avaliação em meio às atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com