TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia

Artigo: Estratégia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 6

Definição de estratégia e sua relação com tática:

As indicações de sentido de estratégia são extensas, tanto quanto os autores que as refletem e embora exista uma direção em comum para um mesmo ponto alguns aspectos que estão na base do conceito como, o conteúdo e os processos de formação da estratégia, são objetos de abordagens que assentam na forma como os autores entendem o seu funcionamento. Contudo, a definição de estratégia é muito abrangente e isso dificulta uma definição concreta.

Há aproximadamente 3.000 atrás, a estratégia já era aplicada pelo estrategista chinês Sun Tzu, que afirmava que “Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível”.

Conceito de estratégia:

A estratégia apresenta um sentido contrário às opiniões, pois necessita da integração de uma série de reflexões e enfoques, o que impossibilita o completo registo dos seus conceitos e abordagens. De acordo com o que é empregada, a estratégia pode ter conotações políticas, objetivas, táticas, com metas, programas, entre outros. O significado de estratégia vem sendo utilizado de maneira irregular em áreas como da Gestão, podendo refletir desde um curso de ação formulada de maneira precisa, como todo o posicionamento no seu ambiente, a personalidade e a razão existencial de uma organização. Trata-se de um conceito de grande uso acadêmico e empresarial, dotado de uma amplitude diversificada que em alguns aspectos é aceitável, em outros, divergente.

Dentre diversos conceitos de estratégia utilizados, aquele que a melhor define, incita-a como o conjunto de planos da alta administração de uma empresa para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. Independentes da definição destacam-se como palavras-chave: mudanças, competitividade, desempenho, posicionamento, missão, objetivos, resultados, integração e adequação organizacional, palavras que muitas vezes reduzem a sua amplitude, ao serem empregadas como sinónimos dela.

PASSO 2

Para elaboração deste passo, utilizaremos o setor produtivo da microempresa têxtil Myllus Scream , que está unida e engajada em metas para atingir seus objetivos. Com uma estratégia dotada de inovação de mercado, aumentou a carteira de cliente em 25% no período de janeiro deste ano até o momento, superando suas expectativas e dobrando a lucratividade para que seja investida em demais departamentos da organização. No Brasil, as micro e pequenas empresas representam 99,2% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, no comércio e nos serviços. A metade dessas empresas fecha antes de completar dois anos de operações.

O escritório fica localizado em São Paulo, deixando assim sua estrutura próxima da fabrica, para tomadas rápidas de decisão e um bom relacionamento entre departamentos. Desta forma a produção da Myllus Scream atinge fortemente diversos pontos da cidade, aumentando os recursos de suas principais e indispensáveis características, sendo, por exemplo, investido em máquinas produtivas, cerca de 280 mil reais, reduzindo custos, diminuindo emissão de poluentes e desperdícios, mantendo uma relação uniforme entre nos colaboradores aumentando a produtividade.

PASSO 3

Estratégia e desempenho

As mudanças estão ligadas à execução das mesmas. As transformações devem estar relacionadas como um todo, pois todas caminham em torno de um bem comum. Atualmente, estratégia está ligada à escolha dos vetores de crescimento que indicam qual direção a empresa seguirá, ou seja, do desempenho da mesma, tendo por base sua conjunção produto/mercado escolhido, ou sua "vantagem competitiva", ou seja, o perfil de competência da empresa em relação aos seus concorrentes. Normalmente, influenciadas pelo resultado de observações empíricas, as empresas dedicam maior atenção aos indicadores financeiros, voltados mais para os custos de produtos e serviços, e que tendem a mostrar resultados de curto prazo de fatos já ocorridos.

Estrutura

A Administração da empresa conta com10 colaboradores que trabalham interligados necessariamente para desenvolvimento e obtenção dos resultados esperados, executando as funções de Contabilidade, Recursos Humanos, Vendas, Marketing, Compras, Financeiro, Qualidade, Programação, etc... Cada departamento está ligado à organização com um todo, pois, um depende do outro para obtenção de metas, lucros e satisfação dos clientes. A empresa conta com um layout estratégico, posicionando seus espaços físicos, máquinas de confecção e estamparia de tecidos, colaboradores para produção, estoques de insumos e produtos acabados, veículos para logística, etc. Tudo calculado para agilizar sua produtividade, parte burocrática a fim de ganhos de desempenhos.

Sistemas e Processos

A Empresa conta com um sistema produtivo fechado, com um espaço físico dividido em departamentos administrativos, produção e estoque... A parte produtiva conta com 30 funcionários, iniciando o desempenho de suas funções na organização de estoque de matéria – prima, separando os itens de acordo com os pedidos estipulados pela programação. Depois estes itens passam pelas mesas de estamparia, máquinas de corte e costura, máquinas flash, inspeções visuais e locomoção para estoque de produtos acabados. A logística conta com três veículos específicos para transporte que fazem a entrega do produto final aos respectivos clientes.

Pessoas

A organização se preocupa com bem estar social de seus colaboradores, cumprindo com todos os requisitos básicos à sua segurança e necessidades sociais. Houve contratações de estagiários para setor produtivo, com o aumento na demanda, fez-se necessário tal aumento oferecendo em troca bolsa-auxilio e treinamento supervisionado.

Cultura

Essa se associa a politica de qualidade da organização, tendo em base a melhoria da produtividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com