TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias De Captação E Seleção

Trabalho Universitário: Estratégias De Captação E Seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

Hoje em dia há uma procura por profissionais dinâmicos e eficazes, na expectativa de aumenta a vida e o sucesso das empresas. Mas para que esses objetivos sejam alcançados o processo de captação e seleção deve ser realizada estrategicamente, dessa forma garantirá a escolha dos candidatos com o perfil adequado ao cargo e sinalizará para os gestores os profissionais que poderão se destacar no futuro.

A importância de fazer uma boa seleção reflete na imagem da empresa, pois o planejamento estratégico de captação e seleção começa na análise e descrição de cargo, pois através dessa analise será obtida informações importantes para a seleção, como as habilidades, aptidões e conhecimentos que precisam ter os ocupantes.

O recrutamento pode ser interno ou externo, e cada um desses tipos apresentam vantagens e desvantagens para o processo e para a empresa. Portanto cabe aos gestores, juntamente com o RH, decidir o que é melhor para a empresa. Depois do recrutamento, vem a seleção, onde esse processo merece uma atenção especial, pois é nessa fase que será definido por diferentes formas e várias estratégias, o candidato perfeito para a vaga. Nessa etapa existe um padrão determinado e consistem em provas de conhecimentos, teste psicológicos, testes grafológicos (onde é feita a análise da grafia), dinâmicas em grupo e entrevistas.

Portanto, o alinhamento dos Recursos Humanos e as estratégias são muito importantes, visto que o planejamento estratégico é uma poderosa ferramenta para construção e consolidação da imagem da empresa, foca o futuro da empresa. Apenas com o planejamento é possível estabelecer uma comunicação integrada que de consistência e potencialize a mensagem em todos os pontos de contato com o mercado, ele é um dos elementos mais importantes para um bem sucedido programa de administração de Recursos Humanos.

A entrevista de emprego proporciona a empresa à escolha do melhor dentre os candidatos. Assim o entrevistador poderá detectar o máximo de informações do candidato. Tem como objetivo identificar no candidato as competências necessárias para ocupar o cargo e diminuir os riscos da contratação. O entrevistador, por sua vez, também precisa estar bem preparado. É preciso que ele conheça a empresa, saiba da vaga, e as características que o futuro candidato deve possuir. Também é necessário que ele se prepare e faça perguntas na qual o candidato desenvolva, demonstre suas características e posturas diante o dia a dia da organização. As perguntas devem ser planejadas para obter respostas que tenham: Contexto, Ação e Resultado.

Diante uma entrevista de emprego, mesmo estando nervoso, é essencial que o candidato saiba se comportar. É importante que ele esteja vestido de acordo com o perfil da vaga e da empresa na qual deseja trabalhar. Também deve pesquisar sobre a organização, levantar todas as informações que puder, assim, o candidato pode utilizar os resultados da empresa, por exemplo, para justificar a sua candidatura à vaga ou até demonstrar, ao entrevistador, interesse pela mesma. Ao responder o entrevistador, o candidato deve falar o necessário e nunca falar mal do antigo emprego ou empresa na qual trabalhava. Atender ou olhar o celular pode prejudicar na entrevista de emprego. No dia seguinte, mandar um e-mail agradecendo a oportunidade, pode ser um diferencial, segundo Max Gehringer.

A entrevista é uma ferramenta extremamente útil no processo de Recrutamento e Seleção, pois é a maneira pela qual o entrevistador pode avaliar o candidato de acordo a suas atitudes demonstradas, de acordo a suas preferências, opiniões a respeitos de determinados assuntos. Mas, nunca se tem total certeza que o candidato está apto para exercer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com