TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrura Organizacional

Ensaios: Estrura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Cuiabano de Ensino - ICE

Faculdades Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas

Coordenação de Administração e Seqüenciais

Disciplina: Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais e criatividade

Docente: DANIELA MENDES PILONI

1) Explique os principais pontos da Teoria da Liderança Situacional.

A Teoria de Liderança Situacional ou teoria do ciclo de vida, sintetizada na Gerência onde, o Líder deve buscar um estilo de liderança de acordo com as pessoas com quem trabalha e com as situações cotidianas, mantendo os principais pontos da Liderança Situacional em destaque; que são eles: Direcionamento, treinamento, apoio e a delegação.

2) Cite e explique as quatro fases necessárias para se identificar o estilo de liderança em relação ao nível de desenvolvimento do funcionário.

Direção – O líder deve fornecer instruções especificas para o colaborador e supervisionar o cumprimento das tarefas dentro do que foi exigido.

Treinamento- Já no treinamento, continua-se a dirigir, supervisionando as tarefas, explicando os procedimentos, decisões e também solicitando sugestões.

Apoio- O Líder deve apoiar os esforços dos subordinados, no cumprimento das tarefas e, compartilhar com eles as tomadas de decisões.

Delegação – O Líder transfere as responsabilidades do processo decisório e da solução dos problemas assim que observa que o nível de maturidade dos seus subordinados atingiu o ponto de entendimento e de preparo técnico para as funções da organização.

3) Explique brevemente o ciclo do PDCA.

PLANEJAR, DESENVOLVER, CHECAR e AGIR.

No meu entendimento planejar é: fixar o objetivo, metas e estabelecer os procedimentos para, atingir os resultados esperados. O ato de desenvolver, objetiva fatores de disciplina na execução, treinamento da equipe, motivação e criatividade.

Checar é controlar e prevenir contra tudo que possa atrapalhar o processo estabelecido no planejamento.

Agir, estar acompanhando o processo atualizando e implementando recursos e executando de maneira pré estabelecidas o plano.

4) Faça um paralelo entre a ação do líder e as fases E1, E2, E3, E4

E1, fase em que o líder direciona seu liderado familiarizando o subordinado em relação as suas tarefas evitando deste modo o desvio de comportamento do subordinado dentro da empresa.

Na fase E2, o gerente eficaz trata de manter treinamento nos processos orientando, motivando e acompanhando seus colaboradores.

E3 nesta fase, o gerente percebendo que o funcionário atingiu uma boa maturidade deixa então de direcionar e passa para então apoiar e considerar os que apresentam capacidade e motivação crescente e mais responsabilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com