TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais

Casos: Estruturas Organizacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  1.248 Visualizações

Página 1 de 13

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

NTRODUÇÃO

Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos (Djalma 2002).

Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas (Stoner, 1992).

Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.

Para se pensar em departamentalização é necessário pensar um pouco sobre os níveis de estrutura organizacional e seus processos. É necessário considerar todas as repartições da empresa, conhecer a fundo os seus departamentos, seções, cargos, e as relações entre subordinados e chefes e também a filosofia dessa estrutura. Se não houver uma base sólida desses aspectos fica difícil conseguir um bom resultado.

Uma estrutura analisada de forma incoerente ou errada pode gerar sérios problemas pela frente, sem falar nos problemas que podem ocorrer na questão fator humano que pode se deparar com insatisfação e demais problemas.

A estrutura organizacional de uma empresa é representada graficamente no organograma, ou seja, uma representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional. Estabelece a estrutura formal de empresa (departamentos) num determinado momento. É estática.

Nada mais é que as divisões da empresa, seus órgãos que compõem a estrutura base como departamento de compras, vendas e demais repartições, porém há critérios e considerações para criar esses departamentos, há uma linha a ser seguida para evitar confusões na estrutura e assim ser visualizada e respeitada de maneira simples e exposta na sua estrutura formal. É preciso decidir centralização e a descentralização das áreas de base e constituir a amplitude de supervisão.

Não há departamentalização ideal, todos os tipos apresentam vantagens e desvantagens. É necessário no processo de departamentalização que é na verdade o processo de agrupar as atividades em divisões organizacionais buscar maneiras onde a eficiência e a eficácia sejam otimizadas.

Outro fator a considerar é o Humano não podendo esquecê-lo, pois será fundamental para o sucesso da organização, portanto é importante a contratação de pessoas adequadas a homogeneidade da estrutura para uma maior sintonia em escala.

Segundo Fayol, “as estruturas organizacionais caracterizam-se por uma cadeia de comando, ou seja, por uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e especifica quem se subordina a quem”.

Neste trabalho serão apresentados os conceitos das principais estruturas organizacionais, sejam elas: Funcional, Matricial, Celular e Rede Criativa. Também serão discutidas suas vantagens e desvantagens bem como a apresentação de exemplos e casos reais.

1. ESTRUTURA FUNCIONAL

É aquela em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subalternos exerçam mais de uma função, ficando sob o mando de mais de um chefe.

Organiza-se segundo os tipos de recursos técnicos utilizados e seus objetivos são em longo prazo.

Tem por necessidade básica a especialização. De modo que a organização se divide segundo diferentes funções, como: produção, finanças, recursos humanos, marketing etc.

Todos os níveis de execução se subordinam funcionalmente aos seus correspondentes níveis de comando funcional.

Esse tipo de estrutura tem por vantagens promover o aperfeiçoamento, facilitar a especialização, nos escalões hierárquicos superiores, facilitar o trabalho em equipe (formação de equipes). Além de dar maior flexibilidade de adaptação à empresa. O especialista sente-se mais valorizado. É mais centralizadora, favorece a especialização e o aperfeiçoamento dos profissionais e gera uma maior uniformidade nos procedimentos tornando mais fácil alcançar uma boa qualidade dos produtos.

Por outro lado apresenta como desvantagens o fato de possuir muitas chefias, podendo causar confusão. Não há unidade de mando, o que dificulta a disciplina. A coordenação é mais fácil, é mais dispendiosa pode haver confusão quanto aos objetivos aumentando o conflito interfuncional. Exige grande habilidade gerencial, manter a disciplina e a motivação é difícil, e é pouco flexível, não favorece a cooperação interdepartamental, não cabe em ambientes instáveis.

Imagem 1: Estrutura Organizacional do Tribunal Superior Eleitoral

Fonte: http://www.tse.jus.br/internet/institucional/organograma/organograma.html

2. ESTRUTURA MATRICIAL

A estrutura matricial é multidimensional. Trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos de outras estruturas. Para isso combina a clássica estrutura vertical funcional, com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos projetos.

As unidades de trabalho são os projetos. Os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos. A organização de cada projeto é temporária. Maior versatilidade e otimização dos recursos humanos.

Nesse tipo de estrutura organizacional há acúmulos de diversos tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. Ela tem responsabilidade compartilhada, exige nível de confiança mútua e dinamismo. A grande desvantagem é que há dificuldades para definir claramente as atribuições e autoridade de cada elemento da estrutura. Nessa estrutura é necessário grande nível de preparação para ser implantada. Chama-se Matricial porque são utilizadas ao mesmo tempo duas ou mais formas de estrutura sobre os elementos de uma empresa. É uma tendência que várias empresas na atualidade estão em busca no que refere a fazer uma estrutura com poucos recursos e terem melhores resultados. Ela nasceu no final dos anos 70 em empresas de engenharia.

Para se ter sucessos na organização moderna existem 3 aspectos a serem considerados como postura pessoal, tecnológica e prática.

Os gestores modernos têm comportamento mais para consultores, facilitadores do que chefes ou aqueles comandantes de antigamente. Então na estrutura moderna na gestão precisa de grandes ajustes e estilos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com