TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Obrigatório Ensino Médio

Por:   •  19/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.923 Palavras (20 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PLANEJAMENTO ANUAL        9

3.        ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE PARA A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        11

4.        CONHECENDO O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        13

5.        CONHECER A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        15

6.        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        17

7.        PLANOS DE AULA        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por finalidade relatar as atividades desenvolvidas, de acordo com o proposto no Plano de Trabalho dos Estágios dos Cursos de Licenciatura. Devido a atual situação de pandemia que o mundo está vivendo, o estágio supervisionado foi desenvolvido somente com a elaboração deste, pois as escolas da cidade de Abaíra, localizada no Estado da Bahia, ainda não retornou com as aulas presenciais. As aulas estão sendo realizadas de forma remota.

Por mais que o estágio não foi feito de forma presencial, as atividades propostas contribuíram para que eu, como futura profissional da educação possa ter uma ideia de como é o processo como um todo, desde a forma que se deve trabalhar até os aprendizados adquiridos ao longo dessa experiência tão enriquecedora de ajudar a formar cidadãos críticos e pensantes.

Os elementos que compõem o estágio são: leitura obrigatória do artigo “O Estágio Supervisionado em Matemática como Espaço de Desenvolvimento da Epistemologia da Prática Docente”, que tem como objetivo discutir o Estágio Supervisionado como espaço de elaboração e desenvolvimento de uma epistemologia da prática, com vistas à compreensão da docência em matemática; análise de um planejamento de aula anual; elaboração de uma proposta de atividade para a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC; conhecimento do processo de gestão escolar; a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe administrativa e pedagógica e como a equipe atua no acompanhamento da disciplina; conhecimentos das metodologias ativas aliadas ao uso de tecnologias digitais, quais seus benefícios e como esses métodos podem ser aplicados nas salas de aula e a elaboração de dois planos de aula adaptados para o ensino remoto.

Os aprendizados e experiências adquiridos em cada atividade desenvolvida contribui significativamente para que o futuro docente tenha consciência da importância de realizar um estágio supervisionado com um professor experiente, de planejar suas aulas de estar em constante busca de conhecimentos para que os mesmos possam saber lidar com as possíveis diversidades que surgirão ao longo da vida profissional.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O artigo intitulado “O Estágio Supervisionado em Matemática como Espaço de Desenvolvimento da Epistemologia da Prática Docente” tem como referência uma pesquisa feita com o currículo do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Campus Cedro, com o objetivo de pleitear a prática do estágio como um espaço de aprendizagem para os futuros professores do curso, reconhecido como um processo imprescindível para a formação inicial dos mesmos e também como um viabilizador da construção de caminhos para a função da docência em Matemática. Os sujeitos da pesquisa foram alunos regularmente matriculados no componente curricular Estágio III, do semestre letivo 2009.2, referente ao sétimo semestre, do turno matutino.

Inicialmente, é citada a obrigatoriedade do Estágio Supervisionado para a conclusão dos cursos de licenciatura, no contexto da legislação educacional brasileira. Cita em seguida o Parecer n° 28/2001, do Conselho Nacional de Educação, que indica a licenciatura como um requisito para exercer a docência. Com essa obrigatoriedade, vê-se que a prática do estágio é uma condição sem a qual não é possível iniciar uma carreira acadêmica, pois o mesmo contribui para a educação intelectual e para as práticas pedagógicas dos futuros professores, sendo necessário o acompanhamento de um profissional experiente para a supervisão. Com isso, o estágio curricular supervisionado tem que ser entendido como oportunidade de aprendizagem, e, como efeito, espaço para a produção de conhecimentos da atividade docente, assumindo assim uma relação pedagógica entre um profissional habilitado, reconhecido no ambiente de trabalho e um aluno estagiário.

No desenvolver do artigo, diz que com as realizações de estágio desenvolvidas no Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE, Campus Cedro, constata-se que o exercício da profissão docente se compõem de saberes teóricos e práticos que se detêm e se baseiam na atividade do professor, permitindo compreender a inerência existente entre teoria e prática.

Foi mencionado também que o Estágio Supervisionado como habilidade de ensino deve oportunizar ao professor em formação inicial o desenvolvimento de conhecimentos indispensáveis ao seu ofício. Portanto, faz-se necessário ter o entendimento da disciplina que pretende lecionar, saber coordenar e organizar atividades de ensino, controlar a classe, ter ciência do contexto social no qual está situado o estabelecimento escolar, utilizar diferentes metodologias de ensino e saber avaliar, melhorando assim a sua prática. 

Falando especificamente do Estágio em Matemática, além de ser uma área que envolve a teoria e a prática, proporciona ao acadêmico experiências vividas na própria faculdade, através do desenvolvimento das atividades que levam o estudante do curso de licenciatura refletir a respeito da sua formação inicial, e no local que o estágio é realizado, onde os mesmos têm a oportunidade de vivenciar a realidade do exercício da docência.

Observando as práticas feitas pelos estagiários, é evidente a importância dessa atividade na formação inicial dos futuros professores de matemática, pois proporciona a eles conhecer a realidade de uma escola, seu contexto social, educacional e político, designando uma ligação entre o educador, o educando e o exercício da docência. Observou-se também que com o estágio é possível desenvolver diferentes visões e transformar o ensino da matemática, tendo como resultado o aprendizado, disseminado pela análise crítica sobre a própria prática. Todo professor deve ter como missão, no âmbito profissional, examinar e raciocinar de forma crítica a prática educativa desenvolvida na instituição, tendo como diretriz a aprendizagem dos alunos e também a sua qualificação contínua para exercer sua função de uma forma cada vez melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com