TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO

Por:   •  30/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.298 Palavras (14 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E LETRAS

CURSO DE HISTÓRIA

MAURO SANTOS BORGES FILHO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO

Imperatriz - MA

2017

MAURO SANTOS BORGES FILHO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO ENSINO MÉDIO

[pic 2]

Imperatriz - MA

2017

[pic 3]

Não há saber mais ou mesmo

 Há saberem diferenciados.

                                                                                                              Paulo Freire

INTRODUÇÃO

Uma experiência única que a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão “UEMASUL”, proporciona através deste estágio na escola Raimundo Soares da Cunha, portanto este projeto se propõe a sistematizar a relação entre as discussões e práticas que foram realizadas na universidade, tendo a supervisão da professora Margarida Chaves do curso de História, pelo cumprimento da lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário na formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar.

Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. E tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio na escola Raimundo Soares da Cunha especificamente nas turmas do 1º ano, 2º ano e 3º ano do ensino médio no turno vespertino, e mostramos a estrutura e as ações que foram realizadas para contribuir não só com os alunos, com os professores, inserindo novas metodologias e perspectivas que já permeavam os debates acadêmicos e uma oportunidade colocar em prática no nosso campo empírico.

Sabemos que não é possível preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos de historia sem nenhuma qualificação e estruturação, isso é desvinculado da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles, esperando que saibam como utilizá-los no futuro temos uma obrigação de passa para os alunos um ensino de qualidade mesmo sem estrutura física e principalmente sem materiais para um mar de interação entre aluno e professores.

Neste sentido, as inquietações vivenciadas durante todo o curso vêm à tona é nesse momento que aparecem os dilemas, onde muitas vezes é difícil escolher entre múltiplas possibilidades, a melhor ação ou atitude para atuar em determinada situação. Podemos trazer vários elementos das contribuições do estágio, entretanto as experiências em curto prazos  não vão ensinar ninguém a ser professor, uma vez que apresenta elementos discursivos, dinamização de outros saberes e a indignação que pode ser o propulsor de subsidiar um educador com um diferencial a mais, um professor como um olha diferenciado.

Na observação dos professores discorreremos fatores que nos ajudam não só a assimilação do conteúdo, mas também para entendemos as suas metodologias e sua postura com os alunos e suas metodologias.  Neste sentido, sabemos dos grandes desafios a serem encarados hoje dentro da escola consta também a indisciplina, as dificuldades de aprendizagem, os problemas psicológicos e comportamentais.

Mesmo com os cursos de capacitação oferecidos tanto pela Secretaria de Estado de Educação quanto pela Secretaria Municipal, e os que são encontrados em faculdades e Universidades, os docentes não estão preparados para enfrentar a diversidade e os problemas sociais que se refletem na sala de aula. Os professores descrevem um cotidiano no qual sua atuação não se resume apenas ao campo da didática, mas engloba um espectro mais amplo, no qual está incluído o enfrentamento de questões ligadas à convivência, ao comportamento e à formação de atitudes e valores. 

Ser professor  na escola Raimundo soares da Cunha é uma realidade de varias escola do Município de Imperatriz, e do Brasil uma realidade que e visivelmente notória a respeito da desvalorização da educação por parte dos representantes da lei, e até a própria população que não recolhesse como um professor pode realizar grandes mudanças na vida e na maneira de ver a realidade através da educação, vemos a dedicação por parte dos professores diariamente de quere proporciona mudanças para esses futuros homens e mulheres.

 Para isso ocorrer de maneira positiva na maioria das nações é preciso que o processo tenha início na educação e nesse sentido o professor torna-se um dos principais agentes destas mudanças neste processo.

No entanto, como esse profissional irá contribuir para a melhoria de um país se a população do mesmo não o valoriza e às vezes nem o respeita? Exercer a profissão de professor na maioria das vezes é um ato de extrema valentia e determinação, tanto em escolas públicas como privadas. Para Paulo Freire, as questões e problemas principais da educação não são questões pedagógicas, ao contrário, são questões políticas. Para ele, a educação e o sistema de ensino não modifica a sociedade, mas a sociedade é que pode mudar o sistema instrucional. O sistema educacional pode ter um papel de destaque numa revolução cultural. Ele chama de revolução a consciente participação do povo. Contudo não só  escola  Raimundo Soares tem que ser relaciona com a sociedade, mas todas as escolas do Brasil porque com essa união temos um maio reflexos na vida, dessas crianças, por que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

OBJETIVO

É muito importante levar em conta os objetivos com a finalidade de organização e melhoria da qualidade do trabalho educativo e através de estratégias de trabalho coletivo pretendo proporcionar um maior comprometimento da comunidade escolar, alunos, pais e professores.

Acredito que nós dias e contextos atual faz se necessário levantar possibilidades e alternativas viáveis, articulação e colocando em ação conhecimento e habilidade que permitam transformação a aprendizagem, proporcionando melhores dos padrões de ensino, promovendo projeto didático e acompanhamento do desenvolvimento da programação curricular, planejamento bimestral, reunião com as famílias, fazendo com que a escola seja um espaço privilegiado de analise discussão e reflexão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (312.7 Kb)   docx (115.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com