TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado

Trabalho Escolar: Estágio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

Roteiro:

1) Etapa (entrevista)

A atividade foi desenvolvida no 1º ano do Ensino Fundamental I.

A turma tem 25 alunos, sendo 14 meninos e 11 meninas. O período da atividade foi de 3 horas/aula. A atividade envolveu as disciplinas de Português, Filosofia e Artes.

O conteúdo trabalhado na disciplina de Português foi: leitura, interpretação de historia, expressão oral do assunto, produção de frases, espaço entre palavras e ponto final.

Na disciplina de filosofia foi trabalhado: respeito as diferenças entre as pessoas, resgatando valores, respeito e amor ao próximo.

Na disciplina de Artes foi trabalhado: representação gráfica (desenho) sobre a história lida e ouvida, representação gráfica (desenho) sobre a frase produzida.

A atividade iniciou-se na aula de Português com a historia contada pela professora. A história contada foi “Tudo bem ser diferente”, do autor Todd Parr.

A história foi contada pela professora com a interferência dos alunos a todo o momento, uma vez que o intuito era o de deixar as crianças participarem, discutindo assim o assunto abordado pela mesma: as diferenças entre as pessoas, em todos os sentidos.

A aula de Português e Filosofia foi ministrada ao mesmo momento, pois a discussão dos valores apresentados pela historia “Tudo bem ser diferente”, norteou a aula de Filosofia, que era a de promover nas crianças o sentimento de respeito às diferenças das pessoas.

O momento da aula de artes foi dividido em duas atividades; primeiro no caderno de Português, as crianças registram o nome do livro e do autor e fizeram uma ilustração da historia. Em seguida, em folha chamex A4, os alunos produziram uma frase diferente das que tinham no livro, dizendo o porquê de “tudo bem ser diferente”. Depois, ilustraram cada um, a sua frase. Os trabalhos foram expostos para os colegas das outras turmas.

A participação e o envolvimento dos alunos aconteceram de maneira satisfatória para dentro do que era esperado para o momento. A turma gosta muito de história e portanto se envolveram no momento da contação e das atividades propostas, realizando-as com carinho e alegria.

A avaliação dessa atividade interdisciplinar, como todas as outras, aconteceu e acontece a todo o momento, uma vez que a turma do 1º ano do ensino Fundamental I se encontra no período de alfabetização e assim, o olhar avaliativo se faz necessário constantemente.

Mas, neste momento as crianças foram avaliadas no comportamento para ouvirem a história e interferirem de maneira coerente ao que estava sendo discutido. No momento da produção, foram avaliados os aspectos da produção de frases, o espaçamento entre palavras e ponto final, bem como os desenhos, se e eles estavam de acordo ao que estava escrito.

Como a avaliação nessa fase é um processo, as interferências da professora ocorreram quando necessário a fim de promover uma realização eficaz da atividade.

2) Etapa

Na atividade realizada em sala de aula foi escolhido um tema com abordagem em diferentes disciplinas. Sendo importante, pois, dessa forma trabalhamos recursos inovadores e dinâmicos na metodologia aplicada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com