TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado

Exames: Estágio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Em 17 de agosto de 2012 começou a minha coparticipação, na disciplina de prática contábil em laboratório I, ministrado pela docente Elisângela de Freitas. A professora iniciou sua primeira aula do segundo semestre de 2012, na turma do 5º semestre de ciências contábeis, apresentando o plano da disciplina e tirando as dúvidas dos graduandos acerca de todo conteúdo que seria aplicado durante este processo de aprendizagem.

Na aula do dia 24 de Agosto de 2012, a professora apresentou o projeto a ser elaborado na disciplina, sobre o plano de negócios. Projeto que induz os alunos de contabilidade iniciar a abertura de uma empresa. Comecei a interagir com a turma, um ajudando ao outro em algumas atividades tirando dúvidas, a corrigir os exercícios, e a ser corrigido, através desta aula me senti mais próximo da turma, pois o meu objetivo desde o inicio era mostrar para eles que eu estava ali para ajudá-los em seu desenvolvimento e no seu progresso como também para aprender. Neste relatório, foi decidido qual mercado escolher, quais produtos, público alvo. A minha escolha inicial, foi uma escola de dança voltada para o bem estar de pessoas com idades mais avançadas, lógico abrangendo também os jovens.

Na aula do dia 31 de Agosto de 2012 foi iniciado o processo para elaboração do plano de negócios. De forma fictícia, a prof.ª Elisângela forneceu a turma um material para a concretização deste projeto. Através deste material, foi incluído primeiramente a apresentação dos sócios, e os dados componentes de toda documentação pessoal dos empreendedores como o (RG, CPF, Certidões) juntando o propósito à abertura de firma. Durante o primeiro bimestre do segundo semestre de 2012, foi utilizado para discussões e dúvidas sobre o plano de negócios.

No segundo bimestre, começamos a trabalhar de uma forma mais complexa, dando inicio ao processo concreto para a criação da empresa perante a Receita Federal. Feito todo procedimento para abrir a firma, muitos de nós foram apresentados ao site do JUCEB (www.juceb.ba.gov.br), á junta comercial do nosso estado, para fazer o registro da nossa empresa, fazendo o cadastro da empresa para solicitar o número do cartão de acesso. Junto ao contrato social e as documentações. Através do contrato social, sendo um documento importante no processo de abertura, que deve ser feito com ajuda do advogado e um contador. Onde constam os interesses das partes; o objetivo da empresa; a descrição do aspecto societário e as cotas. O empresário obterá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa), com este número já é possível possuir o CNPJ, e fazer os pagamentos dos impostos, conforme emitido no site junta (DAM e a DARF)

Validação do CNPJ, no site da (http://www.receita.fazenda.gov.br), baixar o programa de CNPJ na aba de downloads, instalar no “C” da máquina para fazer a identificação da pessoa jurídica perante a Receita Federal, junto ao programa Receitanet e ReceitanetBX. Através do CNPJ é informada a data de abertura; o nome da empresa; razão social; nome da empresa; nome fantasia; código e descrição da natureza jurídica; o CNAE; Situação cadastral do contribuinte e endereço. Sem o CNPJ não há como fazer contratos, transações, abrir processos, entre outros.

O próximo passo é fazer o cadastro na prefeitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com