TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 Atps Estatística

Trabalho Escolar: Etapa 1 Atps Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1 passo 1

Definição de estatística:

Uma boa definição de estatística é a de ser um conjunto de métodos especialmente apropriados à coleta, à apresentação (organização, resumo e descrição), à análise e à interpretação de dados de observação, tendo como objetivo a compreensão de uma realidade específica para a tomada da decisão.

Conjunto de dados:

Há 2 tipos de dados usados em estatística:

População: É uma coleção de todos os resultados, respostas, medições e contagens que são de interesse.

Amostra: É um subgrupo de uma população.

Dados amostrais podem ser usados para formar conclusões sobre populações.

Os dados amostrais devem se coletados usando um método apropriado, tal como a seleção aleatória. Se os dados não forem coletados usando-se o método apropriado eles não terão valor.

Classificação dos dados

Tipos de dados: Quando realizamos um estudo, é importante saber o tipo de dados com os quais estamos trabalhando, determinar qual procedimento estatístico pode ser usado.

Dados qualitativos: Consistem de atributos, rótulos ou entradas não numéricos.

Dados quantitativos: Consistem de medidas numéricas ou contagens.

Níveis de mensuração: O nível de mensuração determina quais cálculos estatísticos são significativos. Os quatro níveis de medida em ordem do mais baixo para o mais alto são: nominal, ordinal, intervalar e racional.

Nível nominal de mensuração: São apenas qualitativos. Dados neste nível podem ser categorizados usando-se nomes, rótulos ou qualidades. Não são realizados cálculos matemáticos nesse nível.

Nível ordinal de mensuração: São qualitativos ou quantitativos. Dados neste nível podem ser organizados em ordem ou posição, mas as diferenças entre entre as entradas de dados não são significantes.

Nível de mensuração intervalar: Podem ser ordenados e você pode calcular diferenças significativas entre as entradas de dados. No nível intervalar, um registro nulo simplesmente representa uma posição em uma escala; a escala é um zero inerente.

Níveis de mensuração racional: São similares aos dados no nível intervalar, com uma propriedade adicionada: neste nível, um registro nulo é um zero inerente. Uma razão de dois valores de dados pode ser formada de modo que um valor de dado passa a ser significativamente expresso como múltiplo de outro.

Técnicas de amostragem:

Amostragem ou, de uma forma menos abreviada, estudo por amostragem, é o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população (estatística) que se pretende conhecer.

Trata-se de uma técnica de pesquisa na qual um sistema preestabelecido de amostras é considerado idôneo para representar o universo pesquisado, com margem de erro aceitável.

Há vários métodos de amostragem, tais como:

• aleatória simples monomolecular, com ou sem reposição (cada elemento da população tem igual probabilidade de ser escolhido para caracterizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com