TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 ATPS Organização E Metodologia Do E.F.

Casos: Etapa 3 ATPS Organização E Metodologia Do E.F.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 3.

As organizações auxiliares da escola:

Toda atividade, que visem prestar ajuda á escola, quer formar direta que incentivando a participação dos pais, professores alunos e funcionários no processo educativo, são consideradas organizações auxiliares das escolas.

As comissões de sócios da sociedade comunitária de educação e cultural e o gênero escolar são organizações da escola.

As comissões de sócios da sociedade comunitária da educação e cultural podem organizar tantas forem necessárias para atender aos diferentes tipos de necessidades.

As comissões de sócios da sociedade comunitária da educação e cultural possuem o seu regimento próprio.

O grêmio escolar funciona de acordo com o seu regimento próprio, aprovado pelo o conselho de coordenação pedagógico-colegiada e homologado pela assembleia de alunos.

Os parceiros da educação são empresários, grupos de empresas, departamento e instituição de responsabilidade social de empresa, fundações e institutos que contribuem transformando a qualidade das escolas e futuro da nação escolar publica de qualidade são essências para desenvolver o país e criar uma sociedade mais justa. De uma boa escola saem os profissionais que constroem a economia do país e garantem sua participação em um mercado de trabalho cada vez mais globalizada, por isso ajudar a escola publica e a educação como um todo, e fazer alguma coisa nossa comunidade, futuros cidadão brasileiro, visando melhorar a qualidade de nossa vida.

A qualidade da educação não depende apenas dos esforços dos governamentais, a escola precisa de parceiros que apõem e necessitam do envolvimento da comunidade das forças locais, de sugestões alternativas reais das necessidades vivenciadas pelos alunos de cada escola. Cada escola tem necessidades especificas então junto a parceiros da educação vista com a direção e professores as necessidades de cada escola e criar um plano de ação considerado apoio físico, estrutural, apoio a gestão, apoio pedagógico e apoio a integração da comunidade com a escola, para melhoria do aproveitamento escolar do aluno com a atuação pedagógica nas escolas são desenvolvidas atividades como formação continuada dos coordenadores pedagógicos, e professores, reforços e em alfabetização e aceleração dos estudos.

Escola Estadual Paulo Trajano da Silveira Santos

1º Pergunta: Como está dividida a organização desta escola?

O pedagógico, político e administrativo dentro de uma perspectiva democrática e autonomia entre todos os seguimentos. Onde atuam um diretor, dois vice-diretores, dois coordenadores, 52 professores e 20 funcionários de apoio.

2ª Pergunta: Você acha que a organização desta escola atende as necessidades básicas de seus alunos e funcionários? Por quê?

Não 100%. Para isso é importante conseguirmos fazer com que todos se envolvam, assim traçando ações para atender as necessidades dos educando para que esse atue na transformação social da comunidade.

3ª Pergunta: Para você todos que trabalham nessa U.E, estão satisfeitos com a forma que esta sendo feita à organização? O que falta para melhorar as condições de trabalho e estudo nesta U.E?

Não ainda não há envolvimento de todos quanto à parte política e pedagógica, há um longo caminho para que as pessoas entendam que não é só a escola quem está responsável pelo processo de ensino e aprendizagem é necessário maior envolvimento da família e professores, secretaria da educação, outras secretarias.

A escola Paulo Trajano da Silveira Santos que se localiza na rua Praia do Tumiaru, 320 – Vila Marina – São Paulo, tem como diretora Valdirene Gonçalves que trabalha com a concepção democrático-participativa, baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Acentua a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos.

Defende uma forma coletiva de gestão em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente. Entretanto, uma vez tomadas às decisões em conjunto, advoga que cada membro da equipe assuma a sua parte no trabalho, admitindo-se a coordenação e avaliação sistemática das decisões tomadas de funções e saberes.

É necessário salientar que há diversos entendimentos do que deva ser a gestão participativa enquanto forma concreta de organização da escola.

A instituição escolar necessita de uma estrutura de organização interna, geralmente prevista no Regimento Escolar ou em legislação especifica estadual ou municipal. O termo estrutura tem aqui o sentido de ordenamento e disposição das funções que asseguram o funcionamento de um todo, no caso da escola.

As concepções de organização e gestão adotada podem apresentar a estrutura básica com todas as unidades e funções típicas de uma escola que são:

Setor técnico administrativo;

• Secretaria escolar;

• Serviços de zeladores, limpeza e vigilância;

• Multimodos (biblioteca, laboratório, videoteca, etc);

• Conselho de escola;

• Direção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com