TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 Atps Teoria Da Administração

Trabalho Escolar: Etapa 3 Atps Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1

Assistir ao vídeo e fazer um paralelo para entender os conceitos da analogia sobre os diferentes tipos de funcionários apresentados no vídeo.

Na sua interpretação, Godri mostra que o gato é muito mais inteligente que o cachorro. Só que é preguiçoso. Ele demora muito para acordar, se espreguiçar, é lento. Sabe de tudo o que está se passando, mas não participa, fica só observando. Ele não vibra com a chegada do dono, tem uma atitude introspectiva. Ele não defende a casa em que mora, é esperto, mas foge quando percebe o perigo. Não enfrenta. Mas quando precisa de alguma coisa, como comida, ou carinho, não vê problema nenhum em bajular o dono.

Já o cachorro é o primeiro a te receber e ama o dono incondicionalmente, vibra quando ele chega, defende, dá a própria vida. Ele nunca cansa, sua motivação é extraordinária. O cachorro recebe bem não importa como a pessoa esteja, bem ou mal vestida, independentemente do humor. E ele conhece seu dono de longe. Tem uma capacidade fantástica de perdoar. Por mais que o dono expulse e brigue com o cachorro ele sempre encontra um jeito de conquistar o dono novamente. Além disso, se for bem treinado, o cão aprende rapidamente e se orgulha quando faz a coisa certa.

Atualmente o mercado de trabalho está cheio de “funcionários gato”. Pessoas inteligentes, mas que não tem entusiasmo, não participam, não têm iniciativa, que não aceitam opiniões e quando surge um problema fazem de tudo pra fugir dele mas ao mesmo tempo, quando precisam de alguma coisa, não hesitam em bajular seus patrões para se beneficiarem. Precisamos de pessoas com a vitalidade e o otimismo do cachorro. Funcionários que acreditem e defendam a empresa até o fim, que perdoem algumas atitudes ou palavras impensadas e sempre busquem reconquistar e encantar cada cliente. O funcionário cachorro é aquele que vai defender a sua empresa a qualquer custo, mesmo que alguém fale mal dela. Ele vai procurar resolver o problema do seu cliente, vai lutar para reverter qualquer situação negativa e zelar pela imagem da empresa. E ele conhece bem cada um de seus clientes.

Infelizmente a grande maioria dos funcionários do mercado atual é parecida com o gato, porém aqueles que são como o cachorro se destacam dos demais, ou seja, temos que nos esforçar pra nos tornar um “funcionário cachorro” para sempre estarmos a frente dos outros dentro do ambiente de trabalho.

Passo 2

Analisar o comportamento dos funcionários da Q Pão de acordo com o descrito no Desafio e fazer sugestões ao Sr. Bread para melhorar o relacionamento entre ele e os funcionários, tal como entre os funcionários e os clientes.

1. Exemplificar ao Sr. Bread como ele pode usar as “Oito Habilidades Gerenciais”, segundo Mitzber, para melhorar o seu desempenho como proprietário-gerente da Padaria Q Pão.

• Primeiramente o Sr. Bread teria que impor a sua liderança como proprietário-gerente, mostrar aos funcionários que eles têm de obedece-lo, mas isso não pode ser mostrado de forma intimidadora, e sim de uma forma em que ele seja respeitado e não temido.

• A respeito das escalas de trabalho, ele não poderia deixar os funcionários decidirem entre si, ele é quem deveria formular essas escalas para que não haja os problemas existentes como faltas, atrasos, entre outros.

• Ter uma maior comunicação com seus funcionários, se preocupando com o bem estar dos mesmos e dando abertura para diálogos entre as partes, como reuniões periódicas em grupo ou individuais.

• Proporcionar um bom ambiente de trabalho, onde os funcionários se sintam bem para exercerem as funções.

• Para motivar a assiduidade dos funcionários o Sr. Bread poderia promover premiações e gratificações para os funcionários que não se atrasarem e nem faltarem.

• O Sr. Bread tem que sempre rever suas atitudes e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com