TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 5 Atps

Pesquisas Acadêmicas: Etapa 5 Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 5 (tempo para realização: 03 horas)

Aula-tema: A educação escolar pública e democrática no contexto atual: impactos e perspectivas da revolução tecnológica, da globalização e do neoliberalismo no campo da educação. A educação escolar pública e democrática no contexto atual: objetivos para uma educação pública de qualidade diante dos desafios da sociedade contemporânea.

Esta atividade é importante para que você compreenda o modelo de gestão pautado no princípio democrático participativo. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

- Passo 1 (Equipe)

1 Ler o texto a seguir:

A gestão democrática e participativa não se resume apenas a um conjunto de ações organizadas e compartilhadas em benefício da escola; exige, também, a construção interativa de uma postura que pressupõe a revisão de atitudes em relação à vida, à educação e à escola.

[...] na concepção sociocrítica, a organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas, considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sociopolítico, nas formas democráticas de tomada de decisões. [...] A concepção democrático-participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe. (LIBÂNEO, 2003, p. 324)

2 Discutir sobre as formas de gestão que atendam às perspectivas de uma gestão democrática e participativa

- Passo 2 (Equipe)

Enumerar ações da direção que sejam coerentes com os pressupostos apresentados no Passo 1 desta etapa.

Passo 3 (Equipe)

Pesquisar na legislação vigente os indicadores que norteiam a gestão democrática participativa.

• Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Gestão da educação escolar / Luiz Fernandes Dourado. Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006. 88 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/06_gest_edu_esc.pdf. Acesso em: 18 nov. 2013.

• Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pradime: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pradime/cader_tex_3.pdf. Acesso em:

18 nov. 2013.

• CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento. Gestão Democrática na Escola Pública:

Implicações Legais e Operacionais. In: VII CONNEPI – Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Out. 2012. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BzFrzvUXckHtWE5WdG15NEdBVnc/edit?usp=sharing. Acesso em: 19 nov. 2013.

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com