TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas 1 E 2 De Planejamento Financeiro E Orçamentário

Monografias: Etapas 1 E 2 De Planejamento Financeiro E Orçamentário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/7/2014  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

Planejamento financeiro e Orçamentário

Etapa1

Passo 1

O planejamento financeiro e orçamentário é utilizado para maximizar o lucro do investimento, aumentar o retorno deste investimento e acredito ser um das utilizações mais importantes, aumentar o valor de mercado da empresa.

Existem 3 tipos de atividades empresariais:

- De operações: são as atividades operacionais, ligadas a produção, compras, vendas, Rh e etc.

- De investimento: são as atividades ligadas a aplicação de recursos, permanente ou temporário, dando suporte as atividades operacionais, exemplo: compra de máquinas e etc.

- De financiamento: reflete o efeito das decisões tomadas nas atividades de operações e de investimento, no caso, são: empréstimos bancários e etc.

Planejamento financeiro normalmente é utilizado para um controle de riscos, onde pode haver lucro ou prejuízo. É crucial haver este planejamento, pois se trata da vida e futuro da empresa, como um bom administrador, temos sempre que visar os erros e não os acertos, estes virão automaticamente.

Como podemos observar o principal fator é o dinheiro envolvido na empresa, sendo mais óbvio e direto, é necessário saber o que se está fazendo financeiramente, onde o dinheiro está sendo investido e como está sendo seu retorno, destacamos, então, o que nos interessa para efetuar este planejamento financeiro:

Administração de caixa que está relacionada ao ciclo operacional, a entrada e saída do capital investido, É necessário saber os detalhes como pesquisa, compra, movimentação de estoque, venda e o lucro, e se possível evitar prejuízos, e ter um controle de tudo que se passa.

Custo que no caso financia este ciclo operacional, em alguns casos vantajosamente é utilizado o capital de terceiros, correndo o risco de não existir lucro, como todo bom investimento.

O processo de planejamento financeiro é realizado a longo prazo, referente as estratégias, ou a curto prazo, quando ao operacional, identificando as oportunidades e dificuldades de cada situação, daí o nome estratégico, considerando-se essencial este planejamento para o aumento do lucro e redução de despesas.

A administração financeira e orçamentária é composta por conceitos muito importantes, abaixo segue destaque de algumas:

Ciclo operacional: é iniciado com a compra da matéria-prima, transformação no produto final e finaliza no recebimento da venda.

Ciclo financeiro: inicia-se no momento do pagamento da matéria-prima e finaliza-se no recebimento do pagamento do produto.

Ciclo econômico: inicia-se com a compra da matéria-prima e se finaliza com a venda do produto.

Período de contas a receber: é período entre a venda do produto e o recebimento do pagamento.

Período de contas a pagar: é o período entre o recebimento da matéria-prima até o seu pagamento.

Patrimônio: é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa.

Ativo: composto por bens e direitos da empresa.

Passivo: composto por obrigações da empresa.

Patrimônio líquido: é a diferença entre o Ativo e o Passivo.

Um bom administrador sempre está informado, e essas informações ou dados financeiros, como um bom observador, servirão para serem aplicados dentro da empresa, determinando assim sobre aumento ou redução das atividades produtivas ou dos investimentos, entre outras , ou seja, ajuda na tomada de decisões em benefício da empresa.

O administrador financeiro esta ligado a todos os setores, esta posição demonstra seu interesse em crescer e alcançar o principal objetivo: lucro.

Abaixo segue quadro demonstrando:

Sem esquecer os setores externos que também influenciam na tomada de decisão:

Diante de tantas informações internas ( dentro da empresa) como externas ( ambiente do mercado), temos sempre que estar atentos para no calor do momento não tomar decisões impensáveis, observando o lado positivo e negativo.

Exercício

Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com