TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas da Higiene do Trabalho

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

As Etapas da Higiene do Trabalho tem como finalidade, a prevenção de doenças no trabalho, garantindo um ambiente seguro quanto ao bem estar dos trabalhadores. Com isso é de extrema importância estas etapas ( antecipar, reconhecer, avaliar e controlar), podendo diminuir os riscos Ambientais nos ambientes de trabalho. 

Antecipar é a detecção antecipada dos fatores que possam vim a causar danos aos trabalhadores, provocados por riscos de agentes ambientais. Ao detectar estes riscos poderão propor ou modificar projetos de prevenção. 

O reconhecimento se dá em saber quais são estes riscos, o que ele provoca e como preveni-lo, observando cada detalhe em todos os processos, tanto dos materiais, maquinas w ambientes do trabalho. 

A avaliação deve ser emitida através da detecção de riscos de agentes ambientais, com estratégia de amostragem avaliando no sentido instrumental. Esta amostragem se dará através de classificação qualitativa e quantitativa, avaliando e determinando o grau de risco e o tempo permitido de exposição a ele. 

Por fim a ultima etapa é o Controle destes riscos, que pode ser através de medidas de engenharia, redução a exposição, ações de controle de proteção específicas de cada tipo de trabalho. O controle dos risos é de extrema importância e muito fundamental nas etapas da higiene do trabalho. 

Quando a amostragem é classificada qualitativamente se estabelece a insalubridade do trabalho, especificando o limite de tolerância ou limite de exposição, que um trabalhador poderá se submeter as concentrações das substâncias químicas dispersas no ar. Dessa forma é importante o conhecimento do tempo do limite de exposição, realizando níveis de ações para se reduzir ou eliminar estes riscos de agentes ambientais.

1º QUESTÃO: 

A ACLIMATAÇÃO AO CALOR pelo trabalhador é  de extrema importância e deve ser sempre observada pelo TST (técnico de segurança do trabalho) nas atividades que envolvam este risco. O que você entende por ACLIMATAÇÃO para atividades que envolvam calor ? Em quais situações laborais torna-se necessária a ACLIMATAÇÃO AO CALOR? Explique. 

A aclimatação é a resposta a alterações ambientais naturais, pode ser por troca de frio ou calor. O nosso corpo sempre sofre influência do meio extremo principalmente em trabalhos que possa submeter os trabalhadores a altas temperaturas, podendo provocar reações fisiológicas internas. Por isso nas situações de trabalho que exponha o trabalhador a aclimatação ao calor, como os pedreiros, garis, mecânicos, metalúrgicos, etc... tem que ter medidas preventivas para diminuir o calor, pode ser por meio de EPC ou EPI. 

2º QUESTÃO 

Leia e analise a questão e sua resolução, abaixo: 

"Ao efetuar a etapa de reconhecimento em uma empresa, você observou um operador de forno em seu posto de trabalho. Verificou-se que o mesmo gasta 3 minutos carregando o forno, aguarda 4 minutos para que a carga atinja a temperatura esperada sem, no entanto, sair do local e, em seguida, gasta outros 3 minutos para descarregar o forno. Este ciclo de trabalho é continuamente repetido durante toda jornada de trabalho" 

Resultados da avaliação do ambiente: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com