TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 trabalho de direito

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  1.177 Visualizações

Página 1 de 5

ECONOMIA E NEGÓCIOS

                                                                Angélica, Jéssica, Luane

01)Descreva e caracterize o funcionamento de uma economia de mercado e de uma economia centralizada. (obs.: resumo geral)

Economia de mercado : O funcionamento de uma economia de mercado esta baseado  em conjunto de regras, pelo qual se compram e vendem bens e serviços. Todavia, o essencial de todo mercado é que os compradores e vendedores de qualquer bem ou serviço entram livremente em contato para comercializá-lo. Sempre que isso ocorre, podemos dizer que estamos diante de um mercado.

Economia centralizada: A expressão Economia Centralizada (ou Economia de Direção Central) designa um tipo de sistema económico em que as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens são tomadas ao nível central pelo Estado. Opõe-se, portanto às designadas Mercado em que a intervenção do Estado na economia é reduzida ao mínimo necessário para garantir o funcionamento do próprio mercado.

02) Em uma economia de mercado e em uma economia centralizada:

a) Com são determinados os problemas básicos da economia?

Economia de mercado: Pode-se notar que os problemas básicos da economia – o que, quanto, como e para quem – podem ser resolvidos pela concorrência dos mercados e pelo mecanismo dos preços . O consumidor tentará maximizar seu bem – estar e o produtor o lucro.

  • Que bens serão produzidos será decidido pela demanda dos consumidores no mercado. O dinheiro pago ao vendedor será redistribuído em forma de renda como salario, junto ou dividendo aos consumidores.
  • Quanto produzir será determinado pela atuação dos consumidores e dos produtos no mercado com os ajustamentos dados pelo sistema de preço.
  • Como produzir é determinado pela concorrência entre os produtores. O objetivo do produtor será sempre o de maximizar lucros.

Para quem produzir será determinado pela oferta e demanda no mercado de fatores de produção. A produção destina-se a quem tem renda para pagar, e o preço é o instrumento de exclusão.

Economia centralizada: Os três problemas básicos – o que e quanto, como e para quem – são determinados pelos órgãos planejadores centrais e não pelo sistema de preços como nas economias de mercados.

b) Como é efetuado o planejamento da economia?

Economia de mercado – preocupam-se em resolver isoladamente seus próprios negócios. Procuram apenas sobreviver na concorrência imposta pelos mercados, tanto na venda e compra de produtos finais como na dos fatores de produção. Esse jogo econômico é todo baseado nos sinais dados pelos preços formados nos diversos mercados, como um sistema de semáforos para controlar o transito. Todos correm riscos, porem previstos. O futuro é inserto, mas as prospecções se apoiam nas probabilidades de ocorrência, daí o risco estimado. O lucro pode ser o premio pelo risco assumido.

Economia centralizada – o planejamento é formulado da seguinte maneira:

  • Primeiro: faz-se um “inventário” das necessidades humanas a serem atendidas;
  • Segundo: faz-se um “inventário” dos recursos e das técnicas disponíveis para a produção;
  • Terceiro: com base nessas disponibilidades, faz-se uma seleção das necessidades prioritárias e fixam-se as quantidades de cada bem a serem produzidas – são as chamadas “metas” de produção-consumo.

O órgão planejador fixa as metas a serem cumpridas, transmite-as aos órgãos setoriais e regionais, e estes, diretamente às unidades produtoras da atividade econômica.

c) Quais as funções dos sistemas de preços?

Economia de mercado – o funcionamento do sistema de preços tem uma descrição de uma economia de livre iniciativa sem a intervenção do governo. O Estado apenas participa da vida econômica com ações regulatórias, para o caso em que os conflitos privados não consigam soluções pelo mercado. O papel do governo é marginal, pouco expressivo.

O sistema de preços coordena as decisões de milhões de unidades econômicas, faz com que eles se equilibrem, uns aos outros, e força ajustamentos para torná-los condizentes com o nível tecnológico e com o montante disponível de recursos.

Economia centralizada – o sistema de preços não funciona como mecanismo orientador, mas sim para facilitar a consecução dos objetivos de produção estabelecidos pelo Estado. Na realidade tem duas funções diferentes, uma durante o processo de produção e outra no momento da venda do produto ao consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com