TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Na Gestao

Exames: Etica Na Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  3.542 Palavras (15 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

O que vamos mencionar neste trabalho é sobre a Ética e Relações Humanas no Trabalho. A Ética esta vinculada á competência profissional, um tema muito importante nos dias atuais, pois usamos a Ética em tudo que vamos fazer como escolas, trabalho, sociedade em geral. A ética sempre esteve presente em todas as sociedades desde a época Aristotélica (desde a Grécia Antiga), até nos dias atuais.

A ética no trabalho é outro ponto a ser citado, a ética tem 4 princípios que é o respeito, a justiça, a solidariedade e o bem comum, pois nas ultimas décadas a sociedade vem sofrendo modificações principalmente o comportamento dos cidadãos, crenças e valores culturais, por este motivo as normas, e as leis sofreram modificações. Vamos fazer uma pesquisa sobre o filme “Amor sem Escalas”, para mostrar algumas situações cotidianas e como devemos resolvê-las.

Da Ética Aristotélica para a Ética na Sociedade

A Ética é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosóficas sobre costumes ou sobre ações humanas. Ética (Gr. Ethike, de ethikps: que diz respeito aos costumes). A ética é parte especial da consciência humana, desenvolvida pela educação, que se revela pelo nível de maturidade, que forma a cultura.

Ética expressa os valores da Verdade:

 Respeito á vida;

 Respeito á dignidade humana;

 Respeito á liberdade responsável;

 Respeito ao trabalho;

 Respeito ao bem-comum;

O discurso pelo realismo aristotélico considerava o universo como ordenado por leis constantes e imutáveis. Esta ordem não rege só fenômenos naturais, mas também de ordem política, moral ou estética. A ética filosófica objetiva estabelecer o bem tanto ao individuo quanto a sociedade num todo. Então o comportamento ético, é o que se considera prudente. A visão sobre a ética na filosofia grega clássicas e faz mais empírica, claramente exposta nas obras de Aristóteles.

Em outras palavras, a ética é o estudo dos juízos da conduta humana, que é passível do bem e do mal, presente em um único ser ou em grupo. Está presente em todas as ordens vigentes no mundo, na escola, na política, no esporte, nas empresas e é de vital importância nas profissões, principalmente nos dias atuais.

A ÉTICA ARISTOTÉLICA - Entre os anos 500 e 300 a.C., nos encontramos o período áureo do pensamento grego. É um período importante não só para os gregos, ou para os antigos, mas um período onde surgiram muitas ideias e muitas definições e teorias que até hoje nos acompanham.

Aristóteles (348-322 a.C.), além de um grande pensador especulativo e profundo psicólogo, levava a serio a observação empírica. Aristóteles colecionava depoimentos das pessoas e de diferentes cidades gregas., mostrando assim seu esforço analítico e comparativo quando se punha comparar, por exemplo mais de uma centena de constituição políticas de cidades gregas. Ele também parte de uma correlação entre o Ser e o Bem.

A ética segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano a felicidade, no sentido mais amplo da palavra. Aristóteles acreditava que o exagero é motivador para a criação de conflitos com outros indivíduos ou com a sociedade, enquanto tal pode afetar nosso caráter, com isso os excessos prejudicam a imagem do homem social. É na reflexão de tais fatos que irá originar-se a doutrina do justo meio, onde a virtude intermédia pontos extremos, os vetos ou defeitos de caráter. O comedimento, a moderação, o afastamento do excedente vem para amparar a conduta virtuosa.Podemos dizer que a ética aristotélica é finalista e eu demonista, ou seja, marcada pelos fins que devem ser alcançados para que o homem atinja a felicidade. Aristóteles não isola muito o bem supremo, ele sabe que o homem, como um ser complexos, não precisa apenas do melhor dos bens, mais sim de vários bens, de tipos diferentes como amizade, saúde e riqueza, sem esses itens não há felicidade humana. O sentir e a razão é os últimos itens que caracteriza o homem. Ele não apenas viver ( e por isso os gregos achavam fundamental uma boa respiração como base de saúde), mas ele precisa viver racionalmente de acordo com a razão.

"Virtude (lat. Virtus). (...). Em um sentido ético, a virtude é uma qualidade positiva do indivíduo que faz com que este aja de forma a fazer o bem para si e para os outros.

A ÉTICA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

A sociedade brasileira, nas ultimas décadas, tem sofrido grandes alterações, principalmente o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais. Modificações estas, que vêem deixando perplexa uma gama cada vez maior de seus cidadãos, no entanto, seria consciente esta perplexidade, uma vez que esta transformação se não foi Por ela motivada, não deixou de por ela ser aceita? Portanto, vive-se hoje em nosso país em uma imensa e profunda crise moral e ética.

De acordo com a teoria aristotélica para a nossa realidade atual, parece-nos que o cidadão brasileiro, em grande parte esqueceu ou optou por distanciar-se de certos “valores formadores”. Nossos sentimentos, nossas condutas, ações e comportamentos são modelos pelas condições em que vivemos (família. classe e grupo social, escola, religião, trabalho circunstâncias política) somos formados pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela como bons e, portanto, como obrigação e deveres. Enfim, valores e deveres parecem ser naturais e intemporais, qualquer fato ou acontecimento que nos relacionamos no nosso dia-a-dia desde o nascimento; em verdade, somos recompensados quando os seguimos punidos quando os transgredimos.

Quando uma atividade humana provoca discussões a respeito de ser moralmente boa ou ruim, está se falando de ética daquela ação. De um modo geral não se costuma avaliar cada atitude desde ponto de vista, porque a sociedade já estabeleceu os parâmetros de bem e do mal para a maioria de suas esferas. Por exemplo: roubar é considerado um mal, ainda que freqüentemente praticada, enquanto ações beneficentes são um bem mesmo que raras. Fica claro que a ética não ocupa propriamente um lugar na sociedade, porque a ética é opção do ser social, uma vez que enquanto individuo deve ser capaz de discernir algumas das normas e princípios que norteiam a sua conduta humana, sendo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com