TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e moral

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO:

        Derivada do grego a palavra ÉTICA vem de ethos, que se relaciona-se em respeito ao costume e aos hábitos dos homens. No entanto essa palavra foi traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética é a de que uma parte da filosofia (e também pertinente às ciências sociais)lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual, ou seja,em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.

        No conceito de moral que é muito próximo do conceito de ética podemos então a definir como o conjunto de valores de normas e de noções do que é permitido e proibido, principalmento do que '' é certo e errado'' dentro de uma determinada cultura, e uma determinada sociedade. Se for analisar a moral não é algo individual.

DESENVOLVIMENTO:

        No sentindo etmológico o que diferencia a ética da moral é que a ética é identificada como uma filosofia moral, onde se busca entender os sentidos dos valores morais. E a moral ela tem como determinação definir um convívio social de acordo com o que é bem visto e aceito pela sociedade.

- A ÉTICA E A RELIGIÃO: A príncipio estas são interligadas de modo geral. Como o Brasil é um país com diversas práticas religiosas que fazem parte do cotidiano da população, coexistindo. Para uma minoria essas práticas passam a ser problemáticas.

        Podemos afirmar, contudo que é garantida a liberdade religiosa no Brasil poderemos adentrar as questões éticas. A prática religiosa é algo que faz parte do dia-a-dia do ser humano, desde a pré-história os homens buscam respostas para a sua existência, e é na religião que eles encontram as diversas respostas para os seus questionamentos. Diante disso, é por meio da ética cristã que o ser humano se questiona o que deve fazer nas mais diversas situações da vida humana.

        Ainda é muito crítico do ponto de vista o que deve ser aceito ou não por uma comunidade religiosa A agressão é uma prática que não deve de ser aceita pelas comunidades religiosas, ela é caracterizada por ofensas verbais e físicas aos participantes e também aos hábitos da religião em questão. Existem casos em que o agressor desmoraliza os símbolos religiosos com atos de violência como quebrando imagens, bandeiras, roupas, entre outras.

        Diferente da intolerância, a critica é permitida, pois é direito assegurado por lei de nos expressarmos, ou seja, a liberdade de opinião. Contudo, não poderá haver desrespeito e ódio a comunidade religiosa que esta recebendo a crítica. Lembramos que também é assegurado por lei a liberdade que não ter nenhum tipo de religião, ou seja, não se deve ofender ou discriminar os ateus ou não religiosos.

        Percebemos que a ética é um fator importante para os praticantes religiosos, pois está presente não somente na religião, mas também no cotidiano da sociedade. Por mais que existam conflitos éticos, deve-se prezar pelo bem de todos. Portanto a ética preza pela coletividade e não pelas escolhas individuais.

- A ÉTICA NA FAMÍLIA: No que diz respeito a ética familiar, essa abrage uma questão não meramente construída de opiniões particulares, é uma questão muito mais sensível a cerca do que falamos a príncipio. Específicamente a ética na família constitui uma importância tamanha a tudo que se deve conhecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com