TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica-filme Amor Sem Escalas

Dissertações: Etica-filme Amor Sem Escalas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp

Polo Presencial Angra dos Reis - Centro de Educação a Distância

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

ANGRA DOS REIS

2013

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Atividade Avaliativa apresentada ao Professor EAD e a Professora Tutora ao Curso Superior de Tecnologia Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera – Uniderp, como requisito l para a obtenção e atribuição de nota parcial da disciplina Comportamento Organizacional, sob a orientação da tutora Anivelte Siqueira.

Angra dos Reis

2013

SUMÁRIO

1 Introdução.......................................................................................4

2 A ética profissional no filme Amor sem Escalas.............................5

2.1. Sinopse do filme......................................................................6

2.2. Análise das cinco situações envolvendo ética profissional em Administração.....................................................................................7

3 Conclusão........................................................................................9

4 Referências Bibliográficas……………………………………….10

1.Introdução

Muito se fala em ética, sejam nas relações pessoais, políticas, esportivas ou profissionais. Seu conceito aparentemente foi banalizado.

Mas a ética trata-se do comportamento humano pelo seu valor moral. A moral consiste num conjunto de comportamentos e normas aceitos como válidos nas relações humanas.

A ética segundo Aristóteles, serve como condução do ser humano à felicidade, no sentido mais amplo da palavra.

Uma empresa é considerada ética quando cumpre todos os compromissos éticos, quando adota uma postura ética como estratégia de negócio, ou seja, age de forma honesta com todos aqueles com quem mantém algum tipo de relacionamento com ela.

Muitas vezes a grande competitividade do mercado coloca as organizações numa guerra sem fim, disputando destaque, fatias do mercado, numa busca desenfreada por reconhecimento, a qual muitas vezes a ética é posta de lado.

Agir de forma proativa em prol dos interesses organizacionais, priorizá-los em detrimento das questões individuais e ao mesmo tempo ser honesto, respeitar clientes, a concorrência, ser cumpridor das leis e saber valorizar as pessoas, são palavras de ordem nos códigos de ética das organizações.

Segundo Orlando Barbosa Rodrigues, Administrador de Empresas, o administrador precisa ter sensibilidade e equilíbrio no momento de tomar decisões e precisa trabalhar em prol de resultados positivos para as organizações, sem se esquecer que estas fazem parte de um sistema aberto, portanto, não são um fim em si mesma. O administrador não pode se dar ao luxo de desconsiderar tais premissas.

Ter padrões éticos significa ter negócios a longo prazo.

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”

O filme evidencia que a ética e relegada a um segundo plano, tendo em vista as necessidades do mercado. Logo, pode-se afirmar que a ética usada nos negócios é flexível, pois para atingir os objetivos organizacionais, as atitudes, na maioria das vezes violam os princípios éticos, estas visam apenas os anseios da organização, em que os meios justificam os fins.

Isto fica evidente em cada cena na qual Bingham demite um funcionário, ao final de cada demissão ele apresenta um kit como sendo uma suposta solução para a atual situação do dispensado, entretanto, fica evidente que aquilo são promessas vazias de um futuro que não acontecerá.

Seu discurso é sempre o mesmo, independente da situação que vivencia, evidenciando um comportamento robotizado que simplesmente atende aos objetivos de sua organização. Esse comportamento revela também a lógica que guia o mercado que não permite o desenvolvimento da empatia, que é tentar colocar-se no lugar do semelhante.

Fiel a posição que ocupa, Bingham sobrepõe os princípios éticos deixando prevalecer os desígnios organizacionais.

Quando a Bingham é chamado para uma reunião pois sua empresa que cortar custos, lançando um novo método para realizar as demissões, através de videoconferências, ele fica indignado, afinal de contas a sua vida é viajar. Ele indaga: - “O que fazemos é brutal, deixa as pessoas devastadas, mas o jeito como eu faço é muito digno”.

2.1. Sinopse do filme

O personagem principal, Ryan Bingham (George Clooney), um conselheiro de transições de carreira. Trata-se de um executivo contratado por empresas que precisam demitir funcionários, sem que isso seja diretamente executado por elas. Ele senta-se em uma sala reservada e chama as pessoas que serão dispensadas. Como estratégia, tenta reverter a situação fazendo com que o funcionário dispensado veja sua demissão como uma nova oportunidade para repensar sua carreira e muitas vezes voltar a fazer aquilo que realmente sente prazer. As reações são as mais variadas, vão desde o desdém, reflexão e até mesmo o desespero.

Vive um estilo de vida desapegado, sua vida é estar em aeroportos, hotéis e carros alugados, tudo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com