TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evasão Escolar

Artigos Científicos: Evasão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

- Realizar atividades extraclasses, no intuito de superar as dificuldades apresentadas pelos alunos.

- Sensibilizar o corpo docente para o retorno do aluno infreqüente.

- Refletir junto com os professores sobre o trabalho que está sendo feito e a importância de um bom acolhimento dos educadores para a efetivação deste projeto.

Trata-se, de um lado, de projeto, denominado PROJETO JANDIRA, que articula e viabiliza o combate efetivo à evasão, à infreqüência e à indisciplina escolar, visando garantir que crianças e adolescentes concluam o ensino fundamental, resguardando-se o direito de acesso e permanência destes no sistema oficial de ensino, bem como buscando garantir o acesso dos adolescentes ao mercado de trabalho, na conquista do primeiro emprego. Para cumprir este último objetivo, encontram-se em andamento tratativas com o Ministério Público do Trabalho. De outro, trata-se da intenção de estender as práticas previstas no projeto mencionado e demais ações ministeriais necessárias, referentes à educação, a todas as comarcas do Estado de Minas Gerais, com a criação da COORDENADORIA DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DA EDUCAÇÃO.

São objetivos do Projeto Jandira, dentre outros: promover a reinserção de alunos evadidos ou a regularização da freqüência escolar insatisfatória, promover a fiscalização da destinação adequada dos recursos advindos do programa federal de distribuição de renda, Bolsa Família, zelando para que a percepção dos benefícios se destine a quem cumpra os requisitos necessários, sendo um destes a regular vida escolar do aluno, bem como as condicionalidades referentes à saúde e à alimentação.

Para tanto, cumpre o órgão ministerial, papel de articulação e integração de setores da Administração Escolar e Municipal no sentido de unificar ações que favoreçam o ingresso e a permanência de crianças e adolescentes na escola.

O papel de articulação e integração mencionado poderá ganhar contornos amplos e estruturados com a criação da Coordenadoria das Promotorias de Justiça da Educação, visando organizar, no âmbito estadual, as ações ministeriais ligadas ao setor educacional.

Sem presença não há aprendizagem! O primeiro passo para melhorarmos os alarmantes índices do IDEB de nosso município, e melhorarmos a aprendizagem dos nossos alunos, é garantir que os alunos estejam em sala de aula. Nesse sentido oServiço de Orientação Educacional desenvolveu oProjeto Aluno Presente. Esse acompanhamento usa como referências as orientações do FICAI (Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente), tendo por objetivo intervir junto às famílias dos faltosos antes que o aproveitamento do aluno seja comprometido.

Apesar da falta de recursos (telefone, transporte) para facilitar o contato com as famílias, oServiço de Orientação Educacional procura as famílias dos alunos infrequentes buscando soluções para o problema.

Notamos que os casos mais comuns de baixa freqüência são por parte dos alunos que já apresentam disparidade da relação idade/série. Conversando com alguns desses alunos e familiares notamos que existe uma desmotivação desses para com a escola, sendo comum a dificuldade de se criar vínculos afetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com