TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evasão Escolar

Trabalho Escolar: Evasão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2015  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Evasão Escolar: uma leitura sobre os aspectos positivos e negativos

Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo e com o avanço das ciências que exige mudança a cada momento,é preciso que o professor esteja atento e acelere seus passos para tentar acompanhar essas novas transformações e ainda ter consciência de que precisa melhorar sua maneira de ensinar.Esse acompanhamento exige formas mais hábeis e satisfatórias,de acordo com a qualidade,possibilitando o diálogo entre ambos- professor e aluno- para juntos inserir-se no processo de desenvolvimento social.

A evasão escolar é um problema complexo e se relaciona com outros importantes temas da pedagogia, como formas de avaliação, reprovação escolar, curriculum e disciplinas escolares. Para combater a evasão escolar, portanto, é preciso atacar em duas frentes: uma de ação imediata que busca resgatar o aluno "evadido", e outra de reestruturação interna que implica na discussão. Além disso, em parceria com o poder judiciário, é importante realizar campanha de esclarecimento, mostrando que o estudo formal é um direito da criança e do adolescente e que, o responsável pode, inclusive responder "processos por abandono intelectual".Então, busca-se tornar a escola mais agradável e atrativa e o curriculum mais próximo das necessidades dos alunos e de suas famílias.

Faz-se importante destacar ainda que mesmo considerando, tal como analisa Santos (1997), a responsabilidade da escola perante os problemas do mundo contemporâneo,não tenho a pretensão de anunciar [...]“novas verdades”[...] ou conclusões que possam vir a se constituir ou mesmo funcionar como metanarrativas ou como uma nova “verdade” única sobre a evasão de crianças. Quero, sim, somar os meus “achados” a outras possibilidades que já vêm sendo apontadas, uma vez que entendo que “uma verdade” é um dos modos possíveis de determinar, de contar, de encarar a questão, de dar conta do problema.

No que tange à educação, a legislação brasileira determina a responsabilidade da família e do Estado no dever de orientar a criança em seu percurso sócio-educacional. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB (1997:2), é bastante clara a esse respeito.

Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando.

Em seu lugar, o que se vê é que cada vez mais a evasão escolar vem adquirindo espaço nas discussões e reflexões realizadas pelo Estado e pela sociedade civil, em particular, pelas organizações e movimentos relacionados à educação no âmbito da pesquisa científica e das políticas públicas.

Vários estudos têm apontado aspectos sociais considerados como determinantes da evasão escolar, dentre eles, a desestruturação familiar, as políticas de governo, o desemprego, a desnutrição, a escola e a própria criança, sem que, com isto, eximam a responsabilidade da escola no processo de exclusão das crianças do sistema educacional.

Analisando a questão do fracasso escolar no Brasil, nas décadas de 1960 e 1970, FREITAG (1980:61) destacou que:

"Dos 1000 alunos iniciais de 1960, somente 56 conseguiram alcançar o primeiro ano universitário em 1973. Isso significa taxas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com