TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evasão Escolar

Ensaios: Evasão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos principais problemas enfrentados pela sociedade atual é a grande evasão escolar. Pesquisas mostram que 40% dos jovens, entre 15 e 17 anos fogem da escola simplesmente por acreditarem que ela seja desinteressante. É necessário bolar formas que atraiam a atenção desses jovens, os educadores devem relacionar os temas trabalhados, inserindo no dia a dia desses alunos, além de procurar elaborar materiais didáticos e métodos que venham tornar esses assuntos mais interessantes.

O ensino de Ciências na escola, poderia se preocupar não só com ensinamentos teóricos, mas dedicar-se a temas que fazem parte do contexto social dos sujeitos envolvidos. A educação não pode ignorar os desafios, os problemas sociais e econômicos da atualidade, por isso énecessário desenvolver currículos e métodos que contribuam para a formação do cidadão crítico. (PETERMANN, 1999).

Pesquisas na área do Ensino das Ciências têm demonstrado que as concepções alterna-tivas dos alunos, são de grande importância para o processo de ensino/aprendizagem de ciências (CARVALHO; BOSSOLAN, 2009).

Uma das metodologias que podem ser usadas pelos educadores é a arte, como por exemplo, através de cartazes que informem sobre determinado assunto, teatros, histórias em quadrinhos e documentários, podem ser aplicados como estratégia didática de ensino para os alunos.

A arte possibilita uma forma de comunicação diferente da que é utilizada em sala de aula, tornando isso inovador e facilitador do aprendizado. Através da utilização da arte, assuntos que julgamos complexospodem ser abordados com mais facilidade.

Os processos artísticos permitem uma aproximação ao real e podem ser significativos para o entendimento da interdependência entre os seres vivos e seu ambiente. E podem colaborar na construção de intervenções e ações mais conscientes e coletivas (REIS, 2010, p.109).

Esses novos métodos de ensino, geram um grande atrativo para os alunos, mas como qualqueraplicação de novas técnicas de ensino, deve ser bem elaborada antes de aplicada. Dessa forma, ao se construir um material didático, seja ele verbal, visual, ou digital, é extremamente necessário que primeiramente, sejam estabelecidos os objetivos de aprendizagem que se almejam atingir, os quais devem abranger os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais (RODRIGUES, 2007).

Sendo assim, o uso de novas técnicas, métodos e materiais didáticos (que aplicados de uma forma correta)acarretará um maior interesse para os jovens que por não terem seu interesse despertado, evadem as escolas e acabam não terminando o ensino médio. Esses métodos são de grande importância para a sociedade, pois fará com que esses alunos criem expectativas para temas mais abstratos, como o ensino de genética, que está presente no cotidiano de todos esses estudantes. Desta forma, teremos como ampliar o conhecimento sobre a concepção dos alunos em relação ao tema abordado, podendo assim procurar formas de aumentar o interesse dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com