TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios - Comportamento Humano Nas Organizações

Artigo: Exercícios - Comportamento Humano Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  3.337 Palavras (14 Páginas)  •  13.505 Visualizações

Página 1 de 14

Comportamento Humano nas Organizações

QUESTINÁRIO 1

Pergunta 1

As teorias de conteúdo enfatizam o que motiva as pessoas, as de processo, como as pessoas se mobilizam, e as de reforço, a manutenção da motivação. Sobre as teorias de conteúdo, é correto afirmar que:spot

Resposta Correta: b. Concentram-se nas necessidades internas que motivam o comportamento, alterando o clima organizacional.

Feedback da resposta: Comentário: as teorias de conteúdo enfatizam o que motiva as pessoas, as de processo, como as pessoas se mobilizam, e as de reforço, a manutenção da motivação.

Teorias de conteúdo: concentram-se nas necessidades internas que motivam o comportamento, alterando o clima organizacional.

• Maslow - hierarquia das necessidades.

• McClelland - necessidades adquiridas.

• McGregor - teoria X e Y.

• Herzberg - teoria dos dois fatores.

Teorias de processo: estudam os processos de pensamento por meio dos quais as pessoas decidem como agir.

• Vroom, Porter e Lawler – expectativa.

• J. Stacy Adams – equidade.

• Edwin Locke - estabelecimento de objetivos.

Teoria do reforço: Skinner e outros se baseiam na “lei do efeito”, na qual o comportamento é determinado por consequências ambientais.

Pergunta 2

Com base nos dados coletados, esse autor comportamentalista nos diz que o oposto de satisfação não é a insatisfação. A eliminação de características de insatisfação não levaria necessariamente à satisfação.

Resposta Correta: d. Herzberg.

Feedback da resposta: Comentário: Herzberg observou que, quando as pessoas se sentiam insatisfeitas com o seu trabalho, estavam preocupadas com o ambiente em que trabalhavam. Por outro lado, quando se sentiam bem no trabalho, tratava-se do trabalho em si.

Os fatores que descrevem o ambiente (extrínsecos) Herzberg chamou de fatores de manutenção ou de higiene, por serem fatores primários, com a função de prevenir a insatisfação no trabalho, portanto, a presença desses fatores não leva à satisfação, mas a sua ausência leva à insatisfação.

Portanto, a organização deve cuidar dos mesmos, mantendo o que está bom, para que não gere insatisfação. Os fatores motivacionais (intrínsecos) estão associados ao trabalho em si ou aos resultados derivados dele.

Pergunta 3

De acordo com Robbins (2004), um dos teóricos do comportamentalismo, após observar a maneira como o executivo tratava seus funcionários, propôs duas visões distintas do ser humano: uma negativa, que chamou de Teoria X, e uma positiva, chamada Teoria Y. Quem é esse autor?

Resposta Correta: c. Mc Gregor.

Feedback da resposta: Comentário: de acordo com Robbins (2004), McGregor, após observar a maneira como o executivo tratava seus funcionários, propôs duas visões distintas do ser humano: uma negativa, que chamou de Teoria X, e uma positiva, chamada Teoria Y.

Na Teoria X, as quatro premissas dos executivos são:

• O homem, por natureza, não gosta de trabalhar e, sempre que puder, vai evitar o trabalho.

• Como não gosta de trabalhar, ele precisa ser coagido, controlado ou ameaçado com punições para que cumpra as metas.

• Os trabalhadores evitam as responsabilidades e buscam orientação formal sempre que possível.

• A maioria dos trabalhadores coloca a segurança acima de todos os fatores associados ao trabalho e mostra pouca ambição.

A Teoria Y apresenta também quatro premissas opostas as da Teoria X:

• Os trabalhadores podem considerar o trabalho tão natural quanto descansar ou divertir.

• As pessoas demonstram auto-orientação e autocontrole se estiverem comprometidas com os objetivos.

• Na média, as pessoas podem aprender e aceitar e até buscar responsabilidades.

• A inovação e a criatividade estão distribuídas por toda a população.

Ainda segundo Robbins (2004), McGregor considerava as premissas da Teoria Y mais válidas do que as da Teoria X e propôs ideias como processo decisório participativo, tarefas desafiadoras etc.

Não existem evidências de que a aceitação da Teoria Y e a alteração do comportamento individual de acordo com ela resultem em um trabalhador mais motivado.

Pergunta 4

Em relação à teoria da equidade de Stacy Adams, é falso afirmar que:Resposta

Resposta Correta: e. O trabalhador pode se utilizar de três categorias para estabelecer o seu processo de comparação: a lei, o sindicato e o mercado.

Feedback da resposta: Comentário: de acordo com Robbins (2004), a teoria da equidade diz que os trabalhadores avaliam o esforço que dedicaram a uma atividade (entrada) e o que obtiveram com isso (resultado); então, comparam sua proporção de entrada e o resultado com a proporção de outros funcionários que consideram relevantes. Ao fazer a comparação, se as proporções são iguais, diz-se que existe um estado de equidade, ou seja, a pessoa entende como justa a situação. Quando essas proporções são desiguais, tem-se a sensação de inequidade ou injustiça.

Robbins (2004) ainda diz que o indivíduo pode se utilizar de três categorias para estabelecer o seu processo de comparação: o outro, o sistema e ele próprio. Na primeira categoria, o indivíduo se compara com outros em empregos similares e se estabelece a comparação entre a sua remuneração com a dos outros.

Pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com