TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FASES DO PLANEJAMENTO ESTGRATEGICO

Exames: FASES DO PLANEJAMENTO ESTGRATEGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

Os três momentos do Planejamento Estratégico

Diagnóstico estratégico – Momento 1

A maior coalizão dominante da organização, ou seja, o dono (organização de menor porte), o presidente (grande porte), o Secretário de Estado, o Presidente de um Banco, ou o Ministro e até o Presidente da República, deve tomar a decisão de fazer ou não o PE. Sendo assim, o responsável tem que responder a duas questões:

•É esse o momento ideal para se desenvolver o PE? A organização não está passando por grandes turbulências que poderia inviabilizar todo o processo? Caso elementos como esse e outros semelhantes sejam comuns neste momento, o PE não deve ser iniciado, pois primeiro a organização terá que resolvê-los. São elementos que não dizem respeito ao processo de PE, mas sim decisões estratégicas que, se não foram sanadas antes do início do planejamento, poderão inviabilizá-lo, e;•A maior coalizão dominante da organização está consciente de sua responsabilidade, ou seja, tem consciência de que terá que se envolver 100% com o processo. Mais ainda, sabe o que é realmente um planejamento estratégico. Caso uma dessas perguntas gerarem qualquer tipo de dúvida, a organização não deve começar o processo de PE. Pois o plano provavelmente não será implantado; pode haver grande frustração; pode correr o risco de não se conseguir implementar um PE no futuro, devido a contaminação negativa e a frustração dos envolvidos. Por fim, podemos dizer que esse é o momento da intenção, do discurso, da aceitação por parte da coalização dominante da organização, ou seja, o aceite e o compromisso das pessoas que determinam o seus rumos estratégicos.

Planejamento propriamente dito – Momento 2

É o momento do planejamento em si, quando são colocadas no papel as etapas do processo de Planejamento Estratégico.

Implantação do PE – Momento 3

O momento de implantação do PE, de acompanhá-lo e controlá-lo é o momento crucial para a empresa. É nesse momento que a organização passa a angariar os resultados, pois é aí que passa a praticar o processo de PE.

Alguns desafios do PE devem ser bem resolvidos sob pena de prejudicar todo o processo, entre eles Tachizawa e Rezende (2002) comentam:

•Inflexibilidade na execução

◦Cada tarefa/ação que estiver no plano deve ser realizada, caso contrário não deve ser incluída.

◦Excesso de racionalismo

■pode levar a uma paralisia da organização, nem tudo dá para ser planejado.

•Inexistência de mecanismos de controle

◦Descaracteriza o planejamento, porem o excesso trava o processo e elimina a criatividade.

•Colocar como responsabilidade da execução do planejamento estratégico

◦Uma área ou departamento da organização, a idealização e execução é de todos da organização.

•Realizado de cima para baixo

◦Obviamente podem ocorrer alguns conflitos, haja vista que nem sempre todos participam da elaboração.

•Dificuldade na execução

◦Em virtude das falhas do processo de comunicação. Comunicação não é dizer o que está sendo feito por meio de jornais internos ou murais, mas sim avaliar se o que é comunicado está sendo compreendido pelos colaboradores.

•Cuidar para que o desânimo não se abata na organização pela demora dos resultados.

•Cuidar para saber quantificar as estratégias organizacionais.

Vale considerar que, para que o processo de PE seja executado satisfatoriamente, é necessário contar com a cultura da organização a seu favor, uma estrutura organizacional coerente com as características da organização e do modelo de planejamento escolhido; as habilidades, os talentos e o nível de conhecimento das pessoas que estão à frente do processo; uma liderança forte e suficiente capaz de influenciar e motivar a ação/atividade planejada; bem como, a existência de procedimentos eficazes e eficientes.

VÍDEO AULA 1

Etapas do Planejamento Estratégico

Antes de iniciarmos, é válido ressaltar que o Planejamento Estratégico é um processo, ou seja, é algo dinâmico. Assim, como consequência do diagnóstico estratégico e depois de feita a coalizão (pacto entre os envolvidos), bem como entendendo que não existe nada que impeça o início do processo, então este poderá ser iniciado com maiores chances de sucesso. O planejamento estratégico do Negócio pode ser dividido em etapas, todas interligadas e subsequentes, conforme mostra a figura 1 abaixo.

De posse de sua visão e missão, a empresa poderá estabelecer ações que serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com