TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro fichamento texto SÓCRATES

Por:   •  27/6/2019  •  Artigo  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Diego Filipe de Lima Nascimento

Disciplina: Ética nas Organizações                       Curso: Bacharel em Administração

FICHAMENTO

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: filosofia pagã antiga. 11. ed. São Paulo: Paulus, 2003. 92 p. Ivo Storniolo.

Sócrates nasceu em Atenas, Grécia, no ano de 470 a. C. Filho de um escultor e de uma parteira. Para conhecer os pensamentos e ensinamentos de Sócrates que em parte embasaram a construção dos conceitos filosóficos, pois, o mesmo não deixou escritos recorre-se aos seus sucessores, discípulos e críticos. Tais como, Platão (427 - 347 a.C.), que relatou seus ensinamentos em seus diálogos, interpondo suas ideias pessoais e Aristóteles (384 - 322 a.C.), que em parte criticava-as.

Muito de seus ensinamentos eram declamados. Para Sócrates o homem era alma e para ele a alma era a capacidade de olhar para si mesmo, fazer reflexões, ter ciência de si próprio, consciência. O corpo era apenas um revestimento, uma capa. Acreditava-se que a virtude precisa ser aprimorada, por meio da busca do conhecimento e razão, gerando a cura da alma, “conhecer-se a si mesmo”. Ele ensinava a todos em, Reale e Antiseri (2003) Sócrates relata “Na verdade, não é outra coisa o que faço nestas minhas andanças a não ser persuadir a vós, jovens e velhos, de que não deveis cuidar do corpo, nem das riquezas, nem de qualquer outra coisa antes e mais do que da alma, de modo que ela se torne ótima e virtuosíssima.” A maior preocupação de Sócrates era o cuidado com a alma.

Sobre o mal Sócrates defendia que “Nenhuma pessoa erra, ou pratica o mal por que deseja e sim precisamente por ignorância” (REALE; ANTISERI, 2003). Retirando-se a ignorância o mal acaba, ou seja, para Sócrates o mal é fruto da ignorância basta conhecer a verdade e o homem praticará o bem.

A liberdade é o “autodomínio” a capacidade de ser racional para isso é preciso se livrar dos instintos irracionais, como a paixão, por exemplo, “libertar-se”. Quando o homem é escravo dos seus instintos torna-se um vício, ignorância, aquilo que afasta o ser humano de si próprio.

A felicidade não vem dos objetos, ou coisas externas ou internas, vem da virtude produzida na alma. Sócrates era contra qualquer tipo de violência e Deus para ele era uma inteligência ordenadora do próprio homem. Sócrates utilizava para constituir seus ensinamentos o método do questionamento, por meio de sucessivas questões, indagações, se chegava à verdade.

Muitos discordavam de seu método de perguntas e questionamentos. Então resolveram se livrar de Sócrates. Acusaram de ser um criminoso e os juízes o condenaram a morte. Sócrates foi obrigado a acabar a vida como um criminoso e depois lhe deram para beber uma dose de veneno. Sócrates morreu em Atenas, Grécia, no ano de 399 a. C.

Pode-se dizer que os ensinamentos de Sócrates são considerados como pilar da ética ou da filosofia, pois, procuraram definir os valores morais e como podem ser estabelecidos. O homem ético, para Sócrates, é aquele que sabe o que faz, devendo conhecer as causas e os fins de suas ações. “Conhece-te a ti mesmo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (224.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com