TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME E ENSINO-APRENDIZAGEM

Trabalho Escolar: FILME E ENSINO-APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

I - INTRODUÇÃO

É difícil negar a força atrativa que a imagem veiculada principalmente através dos recursos audiovisuais exerce sobre as pessoas.

Hoje, presenciamos discussões acerca da utilização e aproveitamento, em sala de aula, das novas tecnologias como Internet, CD-ROM, hipermídia, etc. Outrora, essas questões envolviam o vídeo; quando ele surgiu, para uso doméstico, não foram poucas as correntes que discutiam a sua utilização pedagógica. À época, muitas discussões deixavam transparecer certo temor quanto à possibilidade dos recursos audiovisuais – e tecnológicos – virem a substituir o professor em sala.

Atualmente, esse tipo de preocupação já se dissipou e hoje as questões estão mais voltadas à forma de utilização desses recursos, objetivando o seu melhor aproveitamento na relação ensino-aprendizagem ou seguem a tendência dos Estudos de Recepção ou Interpretação das Audiências. Este tipo de abordagem surgiu nos anos sessenta e os estudos desenvolvidos nesta área preocupam-se em perceber como as audiências constroem determinados significados sobre as mensagens da mídia. Os leitores, telespectadores e radio-ouvintes não são considerados como elementos passivos frente aos meios de comunicação; eles produzem leituras diferenciadas sobre a mensagem e elaboram significados de “modo similar à maneira que o significado é criado nas interações pessoais” (WHITE, 1998).

Uma breve observação no cotidiano das pessoas hoje é suficiente para que se constate que o homem do fim do milênio se forma e se informa através da interação com o audiovisual. Cinema, televisão, vídeo, Internet, CD-ROM, simuladores visuais, telas interativas, outdoors; é o mundo das imagens penetrando no universo mental das pessoas vinte e quatro horas por dia, até mesmo em seus tempos e espaços mais ocultos. [...] São os dispositivos audiovisuais remodelando o consciente e o inconsciente dos indivíduos.

A expansão dos recursos tecnológicos, considerando o videocassete e a transmissão via satélite, logo concorreram para um projeto que viabilizasse sua utilização em sala de aula. Acompanhou esse desenvolvimento uma série de questões que se alinhavam com as colocações da Escola de Frankfurt e salientavam não somente o efeito pernicioso dos recursos audiovisuais, como a possibilidade de uma “substituição” do professor pela máquina. Hoje, longe desses questionamentos, olhamos como as discussões que elas geraram, fomentaram um revisionamento crítico dos programas televisivos e do cinema / filme.

O texto fílmico – que engloba imagem, movimento e som – torna-se um documento informacional aberto a diferentes tipos de abordagem e que, conforme o enfoque adotado, pode nos levar ao conhecimento de uma determinada realidade. Os textos fílmicos são, dessa forma, representativos e, ao mesmo tempo, estruturantes de uma realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com