TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANÇAS EMPRESARIAIS ( Administração)

Artigos Científicos: FINANÇAS EMPRESARIAIS ( Administração). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

1- INTRODUÇÃO

Hoje em dia no mundo dos negócios onde inovações nos processos de gestão empresarial são necessárias, informações são transmitidas rapidamente, oportunidades de negócios surgem no mundo inteiro, às empresas que desejarem permanecer ou até mesmo ampliar seu mercado devem estar preparada para estes desafios entre outros. Nesse contexto de uma economia global surge um dos fatores responsáveis para a obtenção do sucesso empresarial, o processo de planejamento financeiro.

O plano financeiro deve apresentar como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores.

O orçamento empresarial funciona como um diferencial, para a coordenação das receitas e despesas do setor administrativo, gerando melhoria dos resultados.

Dessa forma, este trabalho visa desenvolver uma análise de orçamento empresarial para mensuração e projeção de resultados da empresa GM Indústria e Comércio de Eletrônicos S/A.

2- FINANÇAS EMPRESARIAIS

Catelli (2001) afirma que os orçamentos devem expressar quantitativamente os planos de ação, refletindo as diretrizes, os objetivos, as metas, as políticas estabelecidas para a empresa, para determinado período, que servem também para a coordenação e implantação desses planos.

Funcionam como um instrumento de controle administrativo de três maneiras:

1- Como meio de organização e direção de um grande segmento do processo de planejamento administrativo; 2- Como uma contínua advertência em procurar desenvolver os planos e programas guiando a administração no dia a dia; 3- Como avaliador de performance real. (CATELLI, 2001. p. 250).

Dessa maneira, é interessante salientar sobre o Fluxo de Caixa que é o instrumento que permite ao administrador financeiro, organizar os recursos financeiros de sua empresa. Denomina-se por fluxo de caixa ao conjunto de ingressos e desembolsos de numerário ao longo de um período projetado. O fluxo de caixa consiste na representação dinâmica da situação financeira de uma empresa, considerando todas as fontes de recursos e todas as aplicações em itens do ativo. (ZDANOWICZ, 2000, p. 40).

Para Martins (1996, p. 433), o custo de oportunidade significa o quanto alguém deixou de ganhar por ter adotado uma alternativa em vez de outra, ou seja, se alguém escolheu investir em uma fábrica de giz, deixando de, com isso investir na construção de um supermercado, que era a segunda melhor alternativa existente na época, diz-se que o Custo de Oportunidade da decisão de investir na fábrica de giz é o quanto se deixou de ganhar por não se construir o supermercado. Assim, o lucro econômico da decisão pelo investimento na fábrica é o quanto ela produzir de resultado depois de se deduzir dele o lucro que teria sido obtido pelo investimento no supermercado.

Nesse sentido, é importante que uma organização possua um processo de orçamento para uma melhor gestão de seu negócio. O orçamento empresarial pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo.

“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.” (ARAÚJO, 2004).

O objetivo do controle orçamentário é coordenar, controlar e avaliar as operações da empresa, para sua realização elementos básicos como previsão, orçamento e controle são fundamentais, sendo que o orçamento é o pilar dessa estrutura. Os principais tipos de orçamento são: orçamentos globais e parciais, orçamentos a curto e a longo prazo, orçamentos periódicos e contínuos e orçamentos flexíveis ou variáveis. Todos possuem características diferentes, mas visam o mesmo objetivo que é atingir os resultados esperados. (CREMONEZZI, 2007).

Discorrendo ainda, com o intuito da avaliação de investimentos através dos indicadores como o Payback Descontado, serão abordados conceitos relevantes para o entendimento destes e da terminologia utilizadas para análise de investimentos.

O método de payback é utilizado para informar o tempo de retorno de um investimento, sendo ele deficiente por não levar em consideração o custo do dinheiro no tempo. Para confirmar o argumento, Brondani e Marquezan (2006) expressam que o Payback é um indicador que determina o prazo de recuperação de um investimento, também chamado de payout. Este indicador é utilizado para avaliar a atratividade de um investimento, não devendo ser o único considerado.

Portanto, o período de payback descontado é definido como o número de anos necessários para recuperar o investimento dos fluxos líquidos de caixa descontado, e ele leva em consideração o custo do capital, mostrando o ano que ocorrerá o ponto de equilíbrio depois dos custos do capital forem cobertos, sendo capital próprio ou de terceiros. (FARIA, 2002).

A taxa de desconto utilizada geralmente é uma taxa mínima de atratividade (TMA) a ser definida pelos investidores ou pelos analistas, ou ainda, os custos do capital a ser empregado no projeto.

Nesta mesma concepção e de acordo com o art. 3º do Código Tributário Nacional (CTN): “Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou em cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.”

 Imposto é um tributo de caráter genérico que independe de qualquer atividade ou serviço do poder público em relação ao contribuinte. O imposto é simplesmente exigido, sem contraprestação e sem indicação prévia sobre a sua destinação.

 Taxa é um tributo relacionado com a prestação de algum serviço público para um beneficiário identificado ou identificável.

 Contribuições: São divididas em contribuições de melhoria, sociais que também são denominadas especiais ou parafiscais. A contribuição de melhoria é um tributo sobre a valorização de imóvel particular, em decorrência de obras públicas realizadas. As contribuições sociais, especiais ou parafiscais, são tributos destinados à coleta de recurso para certas áreas de interesse do poder público, na Administração direta ou indireta, ou na atividade de entes que colaboram com a Administração. (ZARATINI, 2007).

Neste mesmo conceito a competência tributária envolve não só o poder de fiscalizar e cobrar tributos, mas também o de legislar a respeito. Assim, a competência tributária, em estrito sentido legal, pertence exclusivamente à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. Noutro dizer, competência tributária “é a possibilidade de criar, tributos, descrevendo, legislativamente, suas hipóteses de incidência seus sujeitos ativos, seus sujeitos passivos, suas bases de cálculo e suas alíquotas. (ZARATINI, 2007).

Ressalta-se também sobre o Mercado de Capitais que pode ser definido como um conjunto que abrange as bolsas de valores, sociedades corretoras e diversificadas instituições financeiras. Neste mercado, são negociados títulos mobiliários que tem por objetivo gerar recursos financeiros para as empresas. Assim, o mercado de capitais pode ser definido como um conjunto de instituições e de instrumentos que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores. Ou seja, o mercado de capitais representa um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de viabilizar a capitalização das empresas e dar liquidez aos títulos emitidos por elas. (PINHEIRO, 2009).

Evidencia-se que a função do Sistema Financeiro Nacional-SFN é a de ser um conjunto de órgãos que regulamenta, fiscaliza e executa as operações necessárias à circulação da moeda e do crédito na economia. É composto por diversas instituições. Se o dividirmos, teremos dois subsistemas. O primeiro é o normativo, formado por instituições que estabelecem as regras e diretrizes de funcionamento, além de definir os parâmetros para a intermediação financeira e fiscalizar a atuação das instituições operativas. Tem em sua composição: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e as Instituições Especiais (Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal). (FEBRABAN, 2014).

A partir destes conceitos, serão apresentados e analisados os demonstrativos financeiros da empresa GM Indústria e Comércio de Eletrônicos S/A, juntamente com projeções de vendas e produção com o intuito de fornecer informações para os sócios para uma melhor tomada de decisões.

Analisando os demonstrativos e projeções abaixo, pode-se observar que a empresa tem um lucro crescente do mês de janeiro a dezembro demonstrado na Demonstração de Resultado. Já analisando o seu fluxo de caixa, pode-se verificar que em determinados meses a empresa possuiu mais pagamentos do que recebimentos por suas vendas, deixando seu fluxo de caixa livre negativo, mas na maioria dos meses o total de entradas superou o total de saídas.

Fazendo uma projeção orçamentária das vendas, identificou-se que nos 3 primeiros trimestres do ano a entidade aumentará sua receita liquida em relação ao aumento de sua produção. Para que a organização alcance o lucro previsto, nos trimestres, deverá produzir em seu 1º, 2º e 3º trimestre respectivamente 115.920, 111.060, 127.800 produtos.

DEMONSTRATIVO DE RESULTADO

DEMONSTRATIVO DE RESULTADO

Fonte: (Elaboração Própria).

FLUXO DE CAIXA

Fonte: (Elaboração Própria).

FLUXO DE CAIXA

Fonte: (Elaboração Própria).

Fonte: (Elaboração Própria).

Fonte: (Elaboração Própria).

3- CONCLUSÃO

O planejamento financeiro é um subsidiário do planejamento estratégico, responsável por prever as necessidades monetárias da empresa a fim de atender certa expectativa de produção, prever as possíveis incertezas do mercado, traçar planos alternativos se algo planejado der errado ou se os resultados forem além das expectativas ter planos para conduzir a produção sem que ocorra prejuízo da imagem da empresa por falta de oferta de produto, ou por má qualidade causada pela produção indiscriminada.

O processo de planejamento financeiro contém uma série de pontos relevantes sensíveis à administração financeira e gerencial, os quais são de extrema importância para a elaboração do mesmo e necessários para dar mais segurança para sua aplicação, entre os quais estão o planejamento financeiro a longo prazo, planejamento financeiro a curto prazo, planejamento de caixa, e um dos mais importantes, a previsão de vendas e o planejamento do lucro, com o estudo percebeu-se que o planejamento financeiro é uma condição necessária para alavancar o sucesso empresarial. Não existe mais lugar para a improvisação na empresa. É preciso ser profissional e estar atento a variações da economia e política, local e global, sabendo enxergar oportunidades de expansão de mercado não só no meio local, mas também em mercados externos, prever dificuldades inerentes a estes questionamentos e formular uma política empresarial que atenda a todos estes fatores levando a empresa a ter um crescimento homogêneo e constante.

...

Baixar como  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »