TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES

Por:   •  5/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.317 Palavras (22 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 22

CADERNO – FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES

RELATÓRIOS DE ENCONTROS

13/04/2019

A aula aconteceu no auditório onde a professora Zeneide explicou sobre como será o terceiro módulo do curso e em seguida os tutores apresentaram uma encenação chamada “O Pescador”, ainda no auditório respondemos a atividade I e fomos para sala 05 do CEPEF, a professora Neide e Maria Helena nos receberam e fizemos uma breve discussão sobre o teatro.

Realizamos a atividade 2, recebemos os livros do novo módulo, continuamos com a atividade 3 e fizemos um intervalo.

Ao retornarmos fizemos as atividades 4, 5 e 7. Recebemos os pratiques e as tutoras informaramsobre as datas dos próximos encontros presenciais. Ok

27/04//2019

A aula aconteceu na sala de aula 05 do CEPEF, a professora Tatiana e Renata nos receberam com uma breve oração e logo iniciamos a atividade VI do caderno. Em seguida realizamos a atividade VIII e IX, esta última foi um fartaz confeccionado coletivamente.

Assistimos ao desenho Fonte dos Desejos (disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=PjcvGJ7pwWM) e logo após fizemos uma breve reflexão e fomos para o intervalo.

Por problemas pessoais, precisei me ausentar do restante da aula, os colegas me passaram que após o intervalo todos foram ao auditório e assistiram à alguns episódios do “Chaves” e voltando para sala deram continuidade as atividades e ao final receberam os pratiques e os TCC’s.


CADERNO – FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES

RELATÓRIOS DE VISITA

O professor José Paulo compareceu na EMEI no dia 22/04/2019, fez as correções e tirou dúvidas. Avisou sobre os próximos encontros e se colocou à disposição via whatsapp ou e-mail.


CADERNO – FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES

MODULO III – PRATIQUES

1) Todas as conquistas que presenciamos neste momento na Educação Escolar, vem de lutas e vitórias de profissionais que comprometidos neste processo ensino-aprendizagem buscaram, melhor qualidade de trabalho, a valorização profissional. Uma busca por valer a pena estar dentro deste contexto Educação. É mais que acertivo colocar que a função que cada um de vocês exercem dentro da escola é primordial para que haja soluções e as instituições avancem no que diz respeito a Educação e Cidadania. Sendo assim descreva qual o seu sentimento diário em exercer a sua função?

Percebo que a educação poderia ser muito melhor se o Estado lhe desse mais atenção. Mesmo na EMEI é possível começar a ensinar o sujeito noções de cidadania, para as crianças e também para famílias, que devem estar presente no processo. ok

2) A valorização profissional tem um contexto histórico e não somente pessoal, durante longos anos a luta por diretos aconteceu no cenário brasileiro, mais profissionais críticos, que se compreendam como construtores de um determinado projeto de educação, preparados para reconhecer o papel das instituições de ensino em suas relações com o conjunto da estrutura social do país e capazes de construir conhecimento a partir de suas intervenções pedagógicas. Ao mesmo tempo, garantir condições para que exerçam plenamente suas funções e possam qualificar-se permanentemente.

[pic 4]

Figura 1: https://movimentodocente.milharal.org/category/arte/

Dê acordo com o conhecimento obtido na unidade II, você como profissional acredita que as mudanças ocorridas ao longo dos anos estão sendo colocada em prática no seu ambiente de trabalho? Justifique sua resposta.

A mudança mais perceptível é o ensino gratuito à todos. Hoje nas EMEI’s todas as turmas têm professores, isso é uma mudança na forma de trabalho, que antes era mais voltada ao assistencialismo, hoje já podemos perceber que o olhar é mais para o tocante da educação, mas não esquecendo o cuidar. ok

3) O Brasil que conhecemos começou com a chegada dos portugueses em 1500; e, cinquenta anos depois, eles fundaram nosso primeiro colégio, na Bahia. Mas já está aprovado que, mais de trinta mil anos antes, seres humanos habitavam o território brasileiro. Pelo menos no Piauí, onde foram descobertos vestígios de antigas culturas indígenas. Durante todo esse tempo, os índios não tinham escola, mas tinham educação. Baseado nesse texto, responda: Você concorda com essa afirmação? É possível ter educação sem ter estudo? Qual a diferença entre educação e estudo? Justifique suas respostas.

Concordo, é simpossível ter educação sem ter estudo, pois a educação aqui colocada diz respeito ao “viver em sociedade”, em tornar-se cidadão de direitos e deveres, em saber respeitar e ter valores éticos e morais. Já o estudo se remete à academia, ao saber científico, portanto é sim possível ter um e não o outro. ok

4) O Estado de Direito prevê a “gestão democrática no ensino da lei pública, na forma da lei” (art 206). A lei Federal nº 9394, de 1996, (LDBn) em seu art. 14, estabelece que a Gestão Democrática nas escolas é exercida pela atuação de um conselho escolar ou equivalente. Como são formadas as decisões administrativas diante do conselho escolar ou colegiado do Município e Estado? Você conhece alguma ação que foi decidida pelo conselho da sua escola? Cite dois casos. Você sabe qual é a diferença entre ocupação e profissão? Qual a diferença entre escolarização e profissionalização? Justifique sua resposta.

Na EMEI onde atuo há uma APM, que faz a gerência das verbas recebidas pelo Estado e também realiza ações visando a melhoria no atendimento às crianças. Ocupação é o que realizamos diariamente no nosso trabalho, já a profissão é nome da carreira, por exemplo, eu sou professora, mas minha ocupação é administrativa. Escolarização é ir à escola e obter conhecimentos científicos de acordo com a etapa de ensino, já a profissionalização apesar de ir à escola, é onde obtemos conhecimentos específicos para realizar um trabalho. ok

5) Com a questão da profissionalização: os funcionários precisam não somente saber fazer o que fazem, mas sistematizar e institucionalizar suas identidades funcionais. Estamos num tempo de transição, construindo e organizando essas novas identidades, esses novos perfis. Como se sente neste processo de educação continua permanente? Que conhecimentos e habilidades fazem parte de sua formação como profissional que são necessárias em sua ocupação?

Todos precisamos estar em constante aprendizado, independente da função/ocupação que exercemos. No meu caso fiz cursos de computação e línguas que hoje me ajudam muito na função que atuo em minha unidade. ok

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com