TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores

Por:   •  16/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.373 Palavras (18 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 18

                                                                                                                                                                                                                    

PROFUNCIONÁRIO

CURSO: Técnico em infraestrutura

DISCIPLINA:   Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores

MEMORIAL DESCRITIVO

NOME DO CURSISTA: Rosemeire Miranda Pereira

PROFESSOR(A) MEDIADOR(A): Ana Nery

JURUENA-Mt

2018

SUMÁRIO

Introdução -----------------------------------------------------------------------------------------------03

Desenvolvimento---------------------------------------------------------------------------------------02

Conclusão-----------------------------------------------------------------------------------------------15

Referencias bibliográfica --------------------------------------------------------------------------16

Introdução

        Sendo de fundamental importância para todos os servidores da educação o presente módulo tratará de forma mais aprofundada de questões referentes ao dia a dia dos trabalhos nas Unidades Escolares. Nos faz refletir acerca das diversas situações encontradas no interior da escola, tomando uma mudança de postura com relação a alguma delas, visto que como profissional da educação evidencia-se a necessidade de um trabalho harmônico, de respeito, valores e cidadania. Estimula cada profissional a ter conhecimento e entender a importância das diferentes temáticas presentes no ambiente escolar dentre elas o Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar entre outros. A relevância em se pensar em educação como um todo, não somente como responsabilidade da escola, mas um papel das mais diversas instituições sociais, como: a família, a igreja, entre outros. O nosso papel como funcionário da escola perante os alunos, tendo em vista que o ambiente escolar deve ser educacional, não se limitando as quatro paredes.

Desenvolvimento

Os Conselhos Escolares são de fundamental importância para o desenvolvimento das Unidades Escolares. Podemos dizer que a Escola que possui um Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar ativo, tem a desenvolver a cada dia mais. Como qualquer outro Conselho, os Conselheiros Escolares também não possuem nenhuma remuneração, sendo órgão colegiados compostos por representantes da Comunidade Escolar e local, que tem como atribuição deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas, financeiras, no âmbito da escola. São instancias de participação e decisão, espaços de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais. Possibilitam a participação social e promovem a gestão democrática. Cabe aos Conselhos, também, analisar as ações e empreender os meios a utilizar para o cumprimento das finalidades da escola.

Como podemos verificar acima, para os conselhos que são ativos, são diversas as possibilidades de estar desenvolvendo o trabalho na Comunidade Escolar. Em nosso município, como não possuímos agência do Banco do Brasil, os mesmos ainda precisam estar se deslocando até a cidade de Juina – MT para estar regularizando o Conselho, para que possam junto com a Diretora da Unidade Escolar definir o destino do recurso encaminhado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE a escola (Dinheiro Direto a Escola). Para que o deslocamento seja possível, a Secretaria Municipal de Educação arca com os gastos das viagens ao Banco do Brasil.

Na Unidade Escolar, todo dinheiro que é arrecadado com rifas, eventos entre outros ou recebido diretamente para a escola do Governo Federal, o Conselho Escolar sempre juntamente com a Diretora Escolar, deliberam o destino.

Conforme solicitado no pratique, não é do meu conhecimento se há pessoas no município que se submeteram ao exame de admissão.

         Em entrevista há uma professora formada em nível médio, que depois tenha feito curso superior solicitando-a qual a importância de cada fase para sua atuação como professora, Senhora Adenir Vendrami colocou que o magistério trouxe os conhecimentos básicos, necessários e bem aprofundados de cada disciplina para

trabalhar com as series iniciais do Ensino Fundamental. Os cursos superiores, pedagogia e especialização trouxeram mais fundamentação teórica/prática baseada em pensadores. Diz que todas as fases foram importantes e contribuíram para o seu

aprendizado. Porém, o dia a dia em sala de aula é que traz o amadurecimento, aperfeiçoamento e alinhamento desses conhecimentos com a prática. É o aprender fazer fazendo. Segundo Ana Maria, algumas pessoas já se formaram em professora em nível médio, porém todos o pólo era em outro município. Portanto o município não chegou a ofertar o curso na modalidade presencial, somente na modalidade a distância, conforme é o curso que estamos cursando.

Acredito não haver em nosso município pessoas que deixaram de estudar por maus-tratos nas escolas, nos dias atuais, todo cidadão tem conhecimento de seus direitos, onde caso o mesmo não tenha conhecimento, sempre há um vizinho, ou algum amigo para orientar, diante disto, e das mudanças que vem ocorrendo com o passar dos anos, fatos como estes não acontecem em nosso município. Em toda minha vida acadêmica, nunca sofri nenhuma punição, muito menos uma que pudesse considerar desumana. Por haver conhecimento em nosso município somente das escolas municipais, o que pode se perceber a maioria dos profissionais tem uma grande preocupação com o aprendizado dos alunos, dando sempre o melhor de si para que o desenvolvimento dos trabalhos ocorram da melhor forma possível, sabendo dos direitos da criança e do adolescente, onde acredito não haver professores e demais funcionários que admitem a suspensão, a expulsão ou transferência compulsória. Todas as questões que se referem aos educandos, fatos como indisciplina e outros são resolvidos juntamente com os pais e órgãos responsáveis antes que o problema venha a se prolongar, mesmo porque, o município trabalha atualmente com pré-escola e ensino fundamental de 09 anos, anos iniciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com