TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores

Por:   •  16/3/2019  •  Resenha  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                                                                                                                                                                    

PROFUNCIONÁRIO

CURSO: Técnico em Infraestrutura Escolar - EAD

DISCIPLINA: Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores

        

MEMORIAL DESCRITIVO

NOME DO CURSISTA: Alessio Rafael Alves Rodrigues

PROFESSOR(A) MEDIADOR(A): Sandra Luiza da Silva

Cuiabá, 28 de julho de 2018

Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores

A cidadania é um indivíduo, como membro de um estado, que possam usufruir de seus direitos civis, políticos, por estes, garantidos constitucionalmente, e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos.

Uma escola possui vários cidadãos, porém, investidos em cargos públicos e desempenhando suas funções, para melhor servir a população. Temos o vigilante, que desempenha a função de fiscalizar e promover a segurança dos pequenos, e de todos na unidade escolar, tem a responsabilidade de zelar pelo patrimônio da escolar. Temos a técnico ASG, que cuida da limpeza e promove o suporte para os outros técnicos e professores, temos também a secretaria, o bibliotecário, professores, cozinheiros, coordenadores, diretores e etc.

Todos são educadores, e é isso que o profuncionário trouxe, para valorizar o profissional e desbloquear a cabeça do técnico, achando, que suas funções, são somente aquelas atribuídas ao cargo, e sendo assim agindo como robores. Vejo como gestores os coordenadores e os diretores, porque ambos, tem a função de gerenciar, o coordenador de gerenciar o trabalho dos professores, e definir estratégias, metas, assim, buscando uma melhoria constante e desempenho dos profissionais. Já a parte de direção tem a função de gerir melhor os recursos que são entregues a escola e fazer bom uso deste dinheiro. Enfim a escola possui pessoas, cidadãos, educadores, gestores, funcionários, que visam o bem em comum, atender bem as pessoas, procurando obter eficácia e sucesso nas tomadas de decisões.

 

Pratique

  1. Você conhece algum funcionário ou funcionária de escola que tenha feito um curso superior? Faça uma entrevista e pergunte o que mudou em sua vida. Você tem um filho(a) ou irmão(ã) menor que completou ou faz um curso superior? E você, sonha com isso? Quais seriam os cursos superiores mais adequados à sua profissão? E qual é o que lhe desperta mais desejo? Existem cursos superiores em sua cidade? Quais? Registre em seu memorial.

Conheço dois funcionários, um terminou agora recentemente arquitetura, e a outra está quase concluindo enfermagem, ambos dizem que o conhecimento é muito importante, pois abre portas e muda muito a mentalidade do estudante, não possui filhos, e não tenho irmão menor somente irmão mais velho, um se chama Alex Samuel Rodrigues, e é formado em engenharia Agronômica, o irmão do meio se chama Alessandro Alves Rodrigues, e o mesmo é formado em medicina, eu sou formado em gestão pública, e estou cursando faculdade de Direito. Infelizmente não tenho a intenção de continuar com vigilante pois estou investindo na minha formação, e o município não vai pagar o valor que estou investido na minha carreira, após concluído o bacharelado em direito, fico triste, gostaria de atuar, mas hoje na profissão de vigilante, a remuneração é muito baixa para o nível de escolaridade adquiro durante a minha formação. E como não há expectativa para uma mudança dentro da área para superior, terei que buscar outra maneira de atuar como profissional do direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com